Entre para seguir isso  
Guest myks

Como Retornar Um Vetor De Uma Funçao?

Recommended Posts

Guest myks   
Guest myks

Pessoal,

Eu queria saber como retorna um vetor de uma função e como atribui este valor a outro vetor??? Como exemplo, como consertar o codigo abaixo?

abs.

int funcao(int n);

int main()
{

int y;
int resposta[10];

y = 5;
resposta = funcao(5);

return 0;
}

int funcao(int n) {
    int x;
    int vetor[10];

for(x=1; x<=n; x++) {
           vetor[x] = vetor[x] + x;
        }    
    return vetor;
}

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
iSoron    0

Antes de mais nada, você deve entender que um vetor é, na verdade, um ponteiro. Então, fica fácil retorná-lo. Mas aí aparecem dois problemas:

Primeiro, as variáveis declaradas dentro de uma função só existem no escopo da função. Assim que a função termina, tudo o que existe dentro dela vai para o espaço, inclusive o valor que você acabou de retornar. Para evitar isso, use o malloc. Nos tópicos fixos há alguns textos sobre alocação dinâmica e ponteiros, se você tiver dúvidas.

Além desse problema, há outro: por não passarem de ponteiros, os vetores não guardam qualquer informação sobre a quantidade de elementos armazenados. Então é bem fácil extrapolar o vetor, e conseguir um lindo Segmentation Fault. Para resolver isso, você vai precisar criar uma estrutura, e retorná-la.

Resumindo, dá um pouco de trabalho. Eu utilizaria outro método para fazer isso, como, por exemplo, passar o vetor a ser preenchido como argumento da função. Que tal?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Eddie_666    0

normalmente se passa o ponteiro (endereco) para o vetor como parametro da funcao e o preenche dentro dela. creio que essa foi a ultima sugestao do isoron, agora que fui ler, bom, mas como já está digitado mesmo, vou postar smile.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso