Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Busca avançada no access


D@rk

Pergunta

Bom dia,

Gostaria de saber se tem algum script semi-pronto que realize a busca em um formulário do access por ex: Clicou no botão, abra um campo para digitar somente o nome ou parte do nome da pessoa e já localize o registro.

O assistente do access já elabora um Localizar e substituir, mas para muitos a busca é muito complicada. Gostaria de um método mais simples, eficiente e direto.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

eahe..

kara, d boa, isso n é consulta avnçada.. mas tem 1 coisa: a busca, na verdade, é feita na tabela, ok?

v q 1 form não "contem dados" apenas é 1 forma de trabalhar c/ o banco

mas v ahe:

http://support.microsoft.com/kb/294954/pt-br

http://www.ativoaccess.com.br/mostra.artigo.php?artigo=27

qqer coisa, retorne.. falou,, fui..

Editado por Marcelo_2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu sei que a busca é feita na tabela, claro, o formulário é apenas uma máscara.

Desculpe amigo Marcelo, talvez tenha me expressado de outra forma. Eu só quis dizer que esse assistente de busca do access para meros usuários é complicadíssimo, eu só quero ao clicar buscar diretamente o nome ou parte do nome, ele já localize o registro.

Qro saber se tem algo mais simplificado para realizar a busca, só isso.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Seria basicamente um formulário com vários campos e ao dar um duplo clique no campo abre uma janelinha onde você começa a digitar algo e ele vai busando naquele campo registros que tenham aquela sequência?

Se for isso, use o LIKE na sua consulta, e ao digitar ele da um refresh na consulta e mostra novamente a consulta refinada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Iceguy,

Eu consegui fazer. Criei uma nova consulta encima da tabela usuarios e no critério do campo nome, eu coloquei a seguinte linha: LIKE [insira o primeiro caractere para pesquisar por:] & "*"

Até aí, tudo bem. No formulário, eu criei um botão para chamar essa consulta, só que ele abre a consulta e o nome que eu quero, apenas chama a consulta, mas não redireciona para o registro especificado, conforme o do assistente do access faz, como posso fazer isso? só tava precisando redirecionar para o registro.

Abs

Editado por D@rk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Gde amigo Dark, tamos d boa.. mas fui meio mal, acho q n t respondi direito..

seguinte: como MrMALJ falou, no 2º form (ou pode ser tb 1 relatório)

v c você selecionou a consulta na linha "Fonte do registro" (ou "Origem do registro")

(tb pode copiar e colar o código da consulta direto)

em propriedades - "Todas" ou "Dados"

ahe no 1º form insira um botão de comando q so vai ter o trampo d abrir o 2º form

(c n souber fazer isso, retorne q n tem segredo, cara..)

v 1 exemplo como ficaria a consulta:

SELECT nome, *
FROM tabela
WHERE (((tabela.nome) Like [digite o nome:] & "*"));

supondo q a coluna q você quer fazer a busca c chame "nome", ok?

tentahe.. beleza? falou, fui...

Editado por Marcelo_2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Olá galera,

Então fiz o que vocês falaram. Seria isso, mas só tem um problema: Inseri o botão e gerei um form encima daquela consulta, ok!

Só que ao clicar nesse botão, ele abre em uma 2 tela mostrando o registro.

Não tem como redirecionar para o registro no mesmo form? igual o assistente do access faz?

Eu qro clicar no botão, digitar o nome q eu quero, mas logo em seguida ele redirecionar para o registro no mesmo FORM e não usar um 2 form.

Abs.

Editado por D@rk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Você pode colocar esse novo formulario como sendo um sub-formulario do primeiro deixa ele invisivel e usa a propriedade visible com o vba para exibir e ocultar o sub, claro não esqueça do requery para atualizar os dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Você pode colocar esse novo formulario como sendo um sub-formulario do primeiro deixa ele invisivel e usa a propriedade visible com o vba para exibir e ocultar o sub, claro não esqueça do requery para atualizar os dados.

Certo.

Mas se eu colocar ele como subformulário, mal eu entro no formulário ele pede pra por o nome, sendo que eu nem acionei o botão ainda o.O

Editado por D@rk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Fiz um exemplo bem simples espero que o ajude.

O arquivo está zipado, algumas vezes ao fazer download dos arquivos anexos nos forums ficam sem estensão é só adicionar a extensão que fica ok (.zip).

No caso eu fiz uma consulta com like para pegar qualquer coisa que inicie com o q você informar, a tabela tem apenas 3 ou 4 registros.

Aguardo retorno para colocar resolvido no tópico.

tstFiltro.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mestre,

Seria basicamente isso. Só que neste seu, só existe esse subformulário dentro do formulário.

No meu quando eu abro o formulário, já abre o formulário de cadastro e aparece o usuário nº 1 com todos os campos.

Então tentei implementar, quando eu abro o subformulário (a parte), ele busca direitinho.

Mas quando eu abro o meu form em estrutura, e puxo o subformulário, acontecem 2 coisas:

1: quando eu abro o formulário ele abre o subformulário visível (n sei porque) já vi a propriedades q você colocou em VB, foi somente nos 2 botões, n entendi porque

2: quando eu clico em pesquisar, ele só acha o registro q eu estiver estipulado no formulário. Ex se eu naveguei até o registro 23, em pesquisar ele só vai pesquisar o registro 23.

O mais estranho nisso tudo, é que se eu fizer esse teste no subformulário SOMENTE, ele funciona legal.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O VISIBLE eu usei tambem para exibir ou não o subformulario, e como disse antes e você pode notar no exemplo que utilizo, a consulta tem como critério uma caixa de texto do formulário principal, assim se você criar outras consultas (para outros subformularios) que utilizem esse mesmo como criterio não haverá problemas já que também pode ser visto na consulta que utilizei o LIKE e assim se nenhum criterio for especificado ele traz tudo que houver. Assim sendo você só teria que adaptar a ideia ao seu problema, pois o que pediu se resolve fazendo de forma semelhante ao aqui exemplificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Em 03/11/2011 at 20:28, MrMALJ disse:

Fiz um exemplo bem simples espero que o ajude.

 

O arquivo está zipado, algumas vezes ao fazer download dos arquivos anexos nos forums ficam sem estensão é só adicionar a extensão que fica ok (.zip).

 

No caso eu fiz uma consulta com like para pegar qualquer coisa que inicie com o q você informar, a tabela tem apenas 3 ou 4 registros.

 

Aguardo retorno para colocar resolvido no tópico.

tstFiltro.zip

esse anexo não abre. tenho muito interesse em ve-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...