Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Dúvida Calculos em C


Red Skin

Pergunta

Então,tenho uma lista grande de exercicios básicos de introdução à linguagem C,já fiz varios e agora cheguei em exercicios que necessitam de operações matemáticas,me esclarecendo essa duvida básica sobre como fazer os cálculos e como escreve-los (printf),conseguirei dar seguimento a minha lista,meu código está certo,já compilei,

só tenho uma dúvida de como escrever para fazer os cálculos:

Exercicio:Escrever um algoritmo que lê 3 valores, a, b e c e calcula:

a) A área do trapézio que tem a e b por bases e c por altura

áreadotrapézio = (base maior+base menor /2 ) * altura

B) A área do quadrado de lado b

áreado quadrado= lado²

c) A área da superfície de um cubo que tem c por aresta

áreadocubo = 6*aresta²

Meu Código:

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <math.h>
int main(){
int a,b,c,trapezio,quadrado,cubo;
printf("Digite o valor de a");
scanf("%i", &a);
printf("Digite o valor de b");
scanf("%i", &b);
printf("Digite o valor de c");
scanf("%i", &c);
trapezio = (a+b/2)*6;
printf("A area do trapezio e de %i", trapezio);
quadrado = b*b;
printf("A area do quadrado e de %i", quadrado);
cubo = c;
printf("A area do cubo e de %i", cubo); 
getch();
    return 0;
}

Minhas Dúvidas:

1)Como faço os calculos,tentei executar o calculo da area do trapézio como (a+b/2)*6 e não fechou o resultado com o feito a mão,o calculo é feito de maneira diferente?ou é um erro no printf (na parte do %i)??

2)O calculo do quadrado é b*b ou tem alguma outra forma como b^2?

3)O calculo do cubo alguém tem uma idéia?sem saber certo como faz o calculo em C eu não consegui fazê-lo,pensei até em fazer outra variavel aí fazer o c*c e o resultado *6,mas sei que tem uma forma melhor para fazer por isso deixei assim no código.

Obrigado pela ajuda!

EDIT1: Posso fazer a leitura das 3 variaveis de uma só vez? em uma só linha?como fica?Obrigado!

Editado por Red Skin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
1)Como faço os calculos,tentei executar o calculo da area do trapézio como (a+b/2)*6 e não fechou o resultado com o feito a mão,o calculo é feito de maneira diferente?ou é um erro no printf (na parte do %i)??
É porque você declarou as variáveis como inteiras, então será realizada a divisão inteira. Por exemplo, 5/2 = 2 e não 2.5 (o resto é ignorado). Tente declarar as variáveis como float (número de ponto flutuante) e utilizar %f ao invés de %i para fazer a leitura.

2)O calculo do quadrado é b*b ou tem alguma outra forma como b^2?

A forma mais eficiente é b*b. No entanto, você pode utilizar a função de potenciação pow. Por exemplo, pow(4,2)=16 pow(4,3)=64, pow(4,0.5)=2 (raiz quadrada).

3)O calculo do cubo alguém tem uma idéia?sem saber certo como faz o calculo em C eu não consegui fazê-lo,pensei até em fazer outra variavel aí fazer o c*c e o resultado *6,mas sei que tem uma forma melhor para fazer por isso deixei assim no código.

A forma mais eficiente é x*x*x em termos de tempo, mas talvez o objetivo do exercício seja lhe mostrar as funções matemáticas, sendo assim use a função pow. Para obter x^3, basta escrever pow(x,3).

Obs.:

A função pow está disponível na biblioteca math.h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Prontinho já funcionou perfeitamente,obrigado! Fiz tanto do modo direto,quanto utilizando a função pow :D

Valeu Jonathan,você vai pro céu,kkk

Agora vou seguir a lista aqui,já ta resolvido,se você ainda entrar aqui,para deixar uma linha em branco entre os printfs você sabe me dizer o comando? Isso é só por questão visual mesmo,pois não muda nada no resultado.

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...