Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Tutorial: Usando o DOSBox


vel0xy

Pergunta

Emulador de DOS com excelentes recursos para emulação de jogos antigos ou programas em MSDOS (por exemplo, o TURBO C++ 3.0). Esta nova versão trás alguns novos comandos no shell, emulação correta da Creative GameBlaster, suporte a gravação de áudio em arquivos WAV, suporte a screenshot, suporte a MSCDEX para montar CD-ROMs e diretórios como falsas unidades de CD-ROM, emulação de MPU401, cache de diretório para suportar nomes longos de arquivos e montar diretórios em outras plataformas, e muito mais. Vale a pena dar uma olhada, embora nem todos os jogos sejam suportados. No site do desenvolvedor existe uma lista com os principais jogos para DOS, relacionando se são ou não suportados pelo emulador.

Instalando e usando o DosBOX:

Se você utiliza a distribuição Ubuntu tudo fica mais fácil, basta acessar um terminal e digitar:

$ sudo apt-get install dosbox

Caso você utilize outra distribuição, ou então mesmo que utilize ainda o famigerado "Janelas" você encontrará a versão mais adequada as suas necessidades no seguinte endereço:

http://www.dosbox.com/download.php?main=1

Para rodar o jogo basta digitar no console:

$ dosbox executavel_do_jogo_ou_prog

Lembrando que os executáveis podem ser arquivos .exe, .com ou mesmo .bat e estarão dentro do diretório do jogo que você quer rodar. Só isso já basta para rodar os jogos ou progs, mas você pode também utilizar o DosBOX como se fosse o próprio DOS usando seus comandos, se é que isso pode ser considerado vantajoso. Basta chamar no console:

$ dosbox

Você poderá criar um disco virtual dentro do DosBOX, por exemplo, se você arquivar todos os seus jogos na pasta /home/user/jogos e queira montar essa pasta como o drive "C" do DOS, basta digitar o seguinte comando dentro do console do DosBOX:

$ mount c /home/user/jogos

E depois disso basta acessar o "drive" digitando no console:

$ c:

E bem vindo de volta aos tempos do velho e cansado DOS rs, os outros comandos são os mesmos e você poderá navegar dentro das pastas e executar os jogos como se estivesse no próprio DOS.

Instalando e usando o ScummVM

Aqui mais uma vez se você é um feliz usuário do Ubuntu basta digitar no console:

$ sudo apt-get install scummvm

Para usuários de outras distribuições basta acessar a página do projeto e baixar o pacote correto para sua necessidade, ScummVM.

Após instalar o ScummVM bastar acessar o mesmo indo no menu Aplicações -> Jogos -> ScummVM, após isso é só clicar em Add Game... escolher o diretório onde está o jogo dar OK e depois disso clicar em Start para iniciar o mesmo. Como diz aquele comercial, Simples Assim!

Vale lembrar que a grande maioria desses jogos é considerada Abandonware, ou seja, foram abandonados pelos seus desenvolvedores e sendo assim não é ilegal baixar e manter esses jogos em seu computador. Portanto se você é um saudosista, ou um novato que ficou curioso basta baixar esses clássicos e se divertir.

Editado por vel0xy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...