Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

SEO - Conhecendo sua Audiência


Rafael Spilki

Pergunta

A exemplo do nosso amigo Norivan, que postou um excelente tuto conforme link abaixo:

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;#entry502401

Seguem alguns materiais compilados sobre SEO.

O fato é que SEO (Search Engine Optimization), nada mais é, como o próprio nome já diz, trabalhar o seu site ao ponto de que o mesmo torne-se mais suscetível aos robots e spiders dos buscadores.

Foco da grande maioria, vale lembrar que o GOOGLE não é o único buscador existente no mercado, existem muitos outros que também podem gerar e agregar audiência em seu site, sendo que em alguns deles basta um simples cadastro de pouco mais de um minuto para que seu site seja incluso na lista de buscas e estes cadastros, futuramente poderão inclusive, melhorar sua indexação no google.

No entanto, não basta melhorar o seu site, coloca-lo dentro dos padrões (web standards) e até mesmo atualizado se você não dá a devida manutenção ao seu site. Poisé, você sabe em quais palavras chaves você aparece nos buscadores? Você tem certeza absoluta de que conhece perfeitamente a audiência e os gostos do seu público alvo?

Muitas vezes as respostas das perguntas acima nos surpreendem, e daqui a pouco nos damos conta que imprimimos esforços na tentativa de “ressaltar” palavras-chaves que muitas vezes nunca foram objetivos de pesquisas de sua audiência.

Portanto, como conhecer o seu público alvo, a sua audiência?

O google disponibilizou uma ferramenta muito bacana e gratuita chamada Google Analytics. O Analytics, conforme definição do wikipedia:

Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviados ao sistema e disponibilizado ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.

O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005. Ainda hoje o sistema Urchin original para instalação em computadores é vendido pela Google como um novo pacote.

O Analytics é capaz de identificar além da tradicional taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, javascript habilitado, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.

Pra mim fica um tanto evidente que sem esses dados, uma boa estratégia de SEO não poderá ser traçada.

Certa vez ainda, estava navegando pela web e encontrei um material muito bacana (que estou compilando aqui na integra como contribuição, estou inserindo o link completo do site do autor para aumentar o seu banklist e melhorar seu posicionamento nos buscadores!)

Checklist de SEO

Pesquisa

• Escolha seu objetivo – Por que você está fazendo isso? Porque quer que as pessoas encontrem esse site? Somente deixar o site disponível já não é o suficiente?

• Brainstorm – quais seriam as principais keywords relacionadas ao ramo do seu site que os clientes estão buscando?

• Pesquise suas keywords – utilize ferramentas e faça uma pesquisa da importância de cada keyword listada.

• Crie uma lista dos seus concorrentes

• Busque o seu site – utilize o comando “site:www.exemplo.com.br” e veja se seu site está indexado nas principais ferramentas de busca. Se não estiver, você precisa descobrir por que isso está acontecendo.

• Busque o site dos seus concorrentes – verifique se ele está bem colocado nas buscas para as keywords que você encontrou.

No Site:

• Se inscreva nas ferramentas Google Analytics, Google Webmaster Tools e Live Search Webmaster Center – é um passo importante que vai se tornar necessário mais à frente.

• Deixe o Google Analytics funcionando por duas semanas antes de fazer qualquer SEO – Isso vai fazer com que ele colete dados importantes e forneça uma base. Aqui talvez seja útil guardar algumas telas (print screen) para demonstrar mais tarde o desempenho do SEO.

• Avalie o design do seu site – Se o design não estimula o visitante a navegar pelo site, qualquer SEO feito será em vão. Procure por padrões de design entre sites do mesmo ramo que seu. Pense em Usabilidade.

• Cheque a compatibilidade com os navegadores – Visite seu site com as versões de navegadores mais usadas para ter certeza que todos podem ver seu site. Verificamos aqui a Acessibilidade.

• Otimize o código HTML e todas as tags relacionadas a SEO. Tenha em mente:

o O principal objetivo do visitante deve ser acessível da página inicial.

o Keywords no título (title tag) (diferente para cada página)

o Keywords no h1 de cada página

o Keywords nos textos

o Otimize as URLs e faça uma Canonização das URLs (www.website.com/passaros/aguia em vez de www.website.com/animais/?tipo=passaros&especie=agua) Use redirecionamentos 301* se for renomear as páginas.

o Organize a informação – o menor número de cliques possíveis para se chegar a um assunto.

o No-follow nos links apropriados

• Escreva uma boa meta description – Inclua suas keywords e tente convencer os potenciais clientes a clicarem no seu site.

• Faça um robots.txt – Ele é importante por alguns motivos. Primeiro, permite que você especifique exatamente quais páginas devem ser indexadas, seja para evitar conteúdo duplicado ou qualquer outro motivo. Segundo, com um robots.txt facilita a navegação da search engine pelo seu site, é o primeiro arquivo que elas lêem em seu site. É uma das diferenças da search engine para o visitante comum.

• Externamente, algumas coisas também precisam ser feitas, crie links para o seu site, divulgue em social bookmarks e feeds e diretórios de sites.

Tenha sempre essa lista ao seu alcance e busque sempre completar a maioria dessas tarefas em seus sites, desenvolvendo assim suas técnicas de SEO.

Autor Flávio, link: http://www.mestreseo.com.br/blog/geral/checklist-seo

*Para quem não conhece, redirecionamento 301, conforme citado acima:

Como implementar redirecionamentos 301 (permanentemente movido)

Se você precisar mudar o URL de uma página conforme ele é exibido nos resultados do mecanismo de pesquisa, use um redirecionamento 301 de servidor. Esta é a melhor forma de garantir que usuários e mecanismos de pesquisa sejam direcionados para a página correta. O código de status 301 significa que a página foi permanentemente movida para um novo local.

Os redirecionamentos 301 são especialmente úteis nas seguintes circunstâncias:

* Você mudou o seu site para um novo domínio e quer fazer a transição da forma mais direta possível.

* As pessoas podem acessar o seu site por meio de diferentes URLs. Se a sua página inicial puder ser acessada de diversas maneiras (por exemplo, http://example.com/home, http://home.example.com ou http://www.example.com), convém escolher um desses URLs como seu destino preferido (principal) e usar redirecionamentos 301 para enviar o tráfego de outros URLs para este URL. Você também pode usar Ferramentas para webmasters (google) para definir o domínio de sua preferência.

* Você está unindo dois sites e quer que os links de URLs desatualizados sejam redirecionados para as páginas corretas.

Para implementar um redirecionamento 301 para sites hospedados em servidores com Apache, você terá que acessar o arquivo .htaccess em seu servidor. (Em caso de dúvidas sobre acesso ou software do seu servidor, verifique com o seu web hoster.) Para mais informações, acesse o Apache .htaccess Tutoriale o Apache URL Rewriting Guide. Se o seu site estiver hospedado em um servidor com outro software, obtenha mais detalhes com o seu hoster.

Bom pessoa, aqui foram só alguns poquissimos materiais que tenho por aqui... em breve espero compilar mais alguns deles e continuar postando, ok? Espero que gostem!

[]'s Rafael Spilki

Editado por Rafael Spilki
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...