Script Brasil

Importância dos videogames nas capacidades neuromotoras

Há várias brincadeiras que ajudam a desenvolver e estimular a vida das crianças e dos adolescentes mais retraídos ou que tenham um deficit educacional. Muitos pais, avós ou responsáveis pela crianças sempre brigam quando elas ficam por um bom tempo na frente da TV, sendo jogando algum jogo de videogame ou apenas assistindo a seus programas favoritos. Pois, para os pais que pegam no pé dos filhos, eles devem saber que o videogame é um ótimo aliado em desenvolver as capacidades neuromotoras de quem tem a possibilidade de jogar. Seja criança, jovem, adulto ou até mesmo os cidadãos da melhor idade, o videogame traz ótimos benefícios. Por conta disso, nesse artigo vamos abordar a importância dos videogames nas capacidades neuromotoras.

Como é os videogames ajudam as pessoas?

Importância dos videogames nas capacidades neuromotoras

A capacidade neuromotora vem a ser aquela que usamos os dedos em movimentos rápidos e coordenados para atingir o que necessitamos. Tomamos como exemplo o controle ou joystick de um videogame. Quando o usuário é um iniciante demora para conseguir pegar os atalhos e as combinações das teclas. A capacidade neuromotora vem a ser a rápida e pronta resposta dos movimentos dos dedos em sincronia com o cérebro, ou seja, pensamos e executamos o que queremos na mesma hora. Isso ocorre por conta da memória, já que estamos acostumados em desenvolver o mesmo atalho do controle. O videogame é um grande aliado para as pessoas que tem deficiências das mais distintas, por ser um grande estimulador do cérebro e dos membros, pois desenvolve ambos, permitindo que o corpo não se atrofie.

Capacidades neuromotoras e raciocínio lógico estão sempre aliadas uma a outra. Por conta delas, muitos médicos há algum tempo já dizem que o videogame é um grande aliado nas atividades de desenvolvimento. Geralmente, a pessoas que possui a técnica de capacidade neuromotora com um controle de videogame consegue desenvolver outras atividades que necessitem de coordenação, como, por exemplo, tocar um instrumento musical como o violão. Outra opção também é para quem digita com certa rapidez em um teclado de computador. O incentivo ao uso do videogame deve vir junto à educação, uma vez que apenas o jogo não trará somente benefícios. Ficar por horas na frente de uma TV pode trazer outros tipos de problemas, como na visão. 

Agora você já sabe que, o uso do videogame também pode trazer grandes benefícios motores, tudo por conta da sincronia entre o pensamento e a captação sobre tudo do movimento dos dedos e das mãos.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários