A mais tradicional e famosa feira de alta tecnologia do mundo, a CES, teve inicio essa semana, no dia 7 de janeiro e irá durar até o dia 10 de janeiro. Em sua versão 2014, o famoso e aguardado evento de alta tecnologia volta à cidade de Las Vegas, com mais uma grande onda de avanços tecnológicos e grandes lançamentos.

Um deles, que promete fazer muito barulho, é a Samsung Smart Home, uma TV que pretende controlar toda a sua casa, se conectando com os outros dispositivos eletrônicos, como em um verdadeiro filme de ficção cientifica.

A ideia da fabricante sul-coreana é fazer com que a televisão seja uma espécie de plataforma que integre todos os aparelhos inteligentes da casa, que podem ser TVs, lâmpadas, câmeras de segurança e por aí vai.

Tudo isso ficaria perfeitamente conectado e sincronizado a partir de um simples aplicativo dentro da Smart Home.

A Samsung divulgou que pretende lançar comercialmente a Smart Home ainda neste ano, provavelmente até a metade, ou no máximo até o inicio do segundo semestre. Para o Brasil, a novidade possivelmente estará disponível apenas em 2015, muito certamente apenas no segundo semestre.

Samsung Smart Home

O preço ainda não foi definido, mas com a premissa de controlar todos os aparelhos inteligentes de sua casa e integra-los, é bem possível que essa TV não custe nada barata.

A Samsung divulgou que a Smart Home terá três modos de utilização de seu aplicativo: o device control (controle de aparelhos), o home view (visualização da casa) e o smart customer service (serviço inteligente ao cliente).

Cada um com uma funcionalidade especifica para as situações mais variadas possíveis. Um exemplo é o que disponibiliza o device control, que permite controlar os aparelhos, configurando seus comportamentos mesmo não estando em casa.

Será possível também visualizar a casa quando se estiver viajando, por exemplo. Tudo isso graças às câmeras embutidas em suas aplicações.

O smart customer service é um dos mais interessantes, pois ele permite aos seus aparelhos lhe avisar quando precisam de reparos ou de mais energia para se alimentar. Isso sim, digno de algum filme de ficção cientifica.

Inicialmente, apenas os produtos da Samsung poderão se conectar com o aplicativo da Smart Home, porém, futuramente, os aparelhos de outras fabricantes também poderão se conectar ao sistema. Isso sim, um verdadeiro avanço. Mais um dentre os tantos que a CES sempre trouxe aos olhos do mundo. E esse ano não será diferente.