Script Brasil

GPS – O que é, Importância e Curiosidades

Há algumas décadas, a locomoção pela cidade era muito difícil. Quando não sabíamos muito bem onde ficava o destino, tínhamos que utilizar duas ferramentas que auxiliaram por muito tempo: boca-a-boca e mapa em papel. Nenhuma delas era 100% garantida, e apresentavam diversas falhas, dificultando a vida dos motoristas.

Com o passar dos anos, a situação foi melhorando, até que um sistema global surgiu para acabar com todos os empecilhos e facilitar a viagem para qualquer lugar do Mundo! O melhor de tudo é que ela pode ser gratuita, funcionando muito bem mesmo assim. Vamos conhecê-la melhor? Confira!

O que é o GPS?

GPS é um acrônimo de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, que fornece a um aparelho receptor a posição do mesmo em relação a um espaço pré-determinado. Ou seja, ele pega um mapa pré-existente e aponta onde o aparelho se encontra, segundo dados fornecidos pelo satélite.

O primeiro GPS custou cerca de 10 bilhões de dólares! Há, ao todo, dois satélites que circundam a Terra duas vezes por dia, para que, assim, todos os pontos do planeta sejam pegos ao mesmo tempo. Eles enviam sinais para todos os dispositivos GPS do planeta, mostrando as coordenadas, que são decodificadas para o nosso modo de entender.

GPS

Utilidade do GPS na atualidade

Muito além de auxiliar a todos nós quando estamos perdidos em um bairro desconhecido, é, também, servir como segurança. Os dispositivos com GPS podem acusar onde estão, logo, se foram roubados, logo serão pego pelas autoridades ou empresa de seguros.

Hoje, graças à tecnologia, é muito fácil implementar este sistema, por isso ele está presente em celulares, relógios, aparelhos próprios e muito mais! Em qualquer lugar que você esteja, se tiver internet, você rapidamente saberá onde está de maneira bastante confiável. Mas que grande invenção, hein!

Curiosidades sobre o GPS

Você sabe quando surgiu o primeiro GPS no Brasil? Foi em 1992, utilizado comercialmente como rastreador de caminhões. A pessoa que utilizou esta invenção foi um francês, que participava de uma empresa de engenharia, e cuidava da ala de telecomunicações.

Apesar de o GPS atingir todo o planeta Terra, há dois países que não permitem a utilização deste sistema em seus territórios: Coreia do Norte e a Síria. O Egito também proibia, até que em 2009, liberaram o uso.

Você utiliza o GPS na sua vida? Qual a importância você dá para ele?

Postado em .


Pela Web

Comentários