Script Brasil

Caixas de Som – Função e Tipos

O som sempre foi, e continua sendo, um item de muito estudo pelos cientistas. Quando os discos de vinil surgiram, todas as sociedades do Mundo inteiro ficaram alvoroçados. Bastava colocar o disco no leitor e o mesmo emitia os sons das bandas. Foi lindo de se ouvir!

Com a evolução da tecnologia, foi possível que os mesmos passassem a ser digitais, principalmente após o lançamento dos CDs. Hoje, é impossível imaginar um mundo sem alto-falantes e, consequentemente, caixas de som.

Eles estão presentes em todos os lugares: shows, baladas, residências, escolas e metrôs, por exemplo.

Função das Caixas de Som

Os cientistas, certa vez, perceberam que os sons emitidos pelos alto-falantes acabavam se misturando, o que acabava com a alta qualidade. Foi, então, que decidiram criar as caixas de som.

Sua principal função é impedir que as ondas sonoras misturem-se, evitando interferência. Logo, perceberam, também, que poderiam colocar mais alto-falantes nas caixas acústicas, dando mais faixas de frequências audíveis para melhor apreciação dos ouvintes.

Atualmente, as caixas acústicas se dividem em unidades de sons agudos (tweeters), medianos (mid-ranges) e graves (woofer). Os alto-falantes emitem sinais que chegam a um circuito e passam por um filtro. Este direciona para estas três caixas de sons, que chegam até a nossa audição.

Simples, não? Por isso, existem diversos tipos e para diversos momentos e ocasiões.

Caixas de Som

Caixas de Som mais conhecidas

Atualmente, os alto-falantes e as caixas de som estão presentes de diversas formas para vários fins. Por exemplo, um deles é para músicos. Quem toca guitarra, quer fazer sons muito legais, a fim de aproveitar tudo que este instrumento musical oferece. Então, onde eles ligam a saída de som? Em um amplificador.

O amplificador não deixa de ser uma caixa de som! Sua principal função é receber uma pequena quantidade de energia e amplifica-lo, ou seja, aumentar a energia, para sair um som bem mais alto.

Os rádios também apresentam caixas acústicas. Principalmente os mais antigos, ao lado da torre principal, onde tem os botões de comando, há duas ou três caixas de som, prontas para emitirem ótimas músicas e jornais. Atualmente, eles estão mais contidos, muitas vezes embutidos, para diminuir o espaço.

Por fim, o subwoofer é um tipo de caixa de som muito famoso pelos Home Theater. Eles são aparelhos que emitem sons graves, fazendo aquele ótimo som que ambienta a pessoa no filme em que assiste.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários