Uma das funções mais básicas que um programador quer é a entrada e saída em dispositivos. Estes podem ser um monitor, uma impressora ou um arquivo em disco. Vamos ver os principais comandos que a padronização do C nos fornece para isto.
As funções getch() e getche() não são definidas pelo padrão ANSI. Porém, elas geralmente são incluídas em compiladores baseados no DOS, e se encontram no header file conio.h. Mas lembre-se: são funções comuns apenas para compiladores baseados em DOS.
Protótipos:
int getch (void); int getche (void);
getch() espera que o usuário digite uma tecla e retorna este caractere. Você pode estar estranhando o fato de getch() retornar um inteiro, mas não há problema pois este inteiro é tal que quando igualado a um char a conversão é feita corretamente. A função getche() funciona exatamente como getch(). A diferença é que getche() gera um "echo" na tela antes de retornar a tecla.
Se a tecla pressionada for um caractere especial estas funções retornam zero. Neste caso você deve usar as funções novamente para pegar o código da tecla extendida pressionada.
Protótipo:
int putchar (int c);
putchar() coloca o caractere c na tela. Este caractere é colocado na posição atual do cursor. Mais uma vez os tipos são inteiros, mas você não precisa se preocupar com este fato. O header file é stdio.h.