Curso de C

Modificadores de Acesso


Estes modificadores, como o próprio nome indica, mudam a maneira com a qual a variável é acessada e modificada.

const

O modificador const faz com que a variável não possa ser modificada no programa. Como o nome já sugere é útil para se declarar constantes. Poderíamos ter, por exemplo:
const float PI=3.141;
Podemos ver pelo exemplo que as variáveis com o modificador const podem ser inicializadas. Mas PI não poderia ser alterado em qualquer outra parte do programa. Se o programador tentar modificar PI o compilador gerará um erro de compilação.

O uso mais importante de const não é declarar variáveis constantes no programa. Seu uso mais comum é evitar que um parâmetro de uma função seja alterado pela função. Isto é muito útil no caso de um ponteiro, pois o conteúdo de um ponteiro pode ser alterado por uma função. Para tanto, basta declarar o parâmetro como const. Veja o exemplo:

#include <stdio.h>
int sqr (const int *num);
main (void)
{
int a=10;
int b;
b=sqr (&a);
}
int sqr (const int *num)
{
return ((*num)*(*num));
}
No exemplo, num está protegido contra alterações. Isto quer dizer que, se tentássemos fazer
*num=10;
dentro da função sqr() o compilador daria uma mensagem de erro.

volatile

O modificador volatile diz ao compilador que a variável em questão pode ser alterada sem que este seja avisado. Isto evita "bugs" seríssimos. Digamos que, por exemplo, tenhamos uma variável que o BIOS do computador altera de minuto em minuto (um relógio por exemplo). Seria muito bom que declarássemos esta variável como sendo volatile.


Índice da Aula  Próxima página

Dúvidas? De uma olhadinha em nossoFAQ

Perguntas para a lista do Curso de C