Há fortes rumores que atestam que a Nvidia está desenvolvendo um tablet próprio. A imprensa, há pouco, descobriu e revela que já tem até um nome: Tegra Note. Trata-se de uma plataforma que virá em tablets de até 7’’.

Entretanto, é importante salientar que é uma referência para fabricantes como EVGA, Xolo ou HP e não para um lançamento pela própria Nvidia.

Especificações do Nvidia Tegra Note

De modo geral, esse tablet se configura da seguinte forma: a tela, uma IPS de 7’’, com resolução de 1280 x 800 pixels – que é menor que a do novo modelo Nexus 7, da Google – e suporte para a ótima caneta digitalizadora e, como não poderia deixar de ser, a DirectStylus – tecnologia Nvidia, por trás, favorecendo a uma maior precisão, mesmo com modelos stylus mais comuns.

Na parte interna, esse tablet será composto por uma Tegra 4 quad-core, além de chip gráfico da GeForce e disponibilidade para TegraZone – que é um conjunto de apps e games, otimizados para uso com esse processador, que não podem ser rodados em nenhuma outra plataforma.

Além disso, o Tegra 4 permite que o usuário adapte a câmera à capturar fotos, de forma instantânea, em HDR, sem qualquer Nvidia Tegra Notenecessidade de capturar várias fotos e necessitar combiná-las posteriormente, através do uso de um software de tratamento de imagens. Pode, ainda, gravar vídeos em super slow motion, de até 100 quadros por segundo. Apesar disso, a câmera não tem resolução muito alta: são apenas 5 MP.

Para os amantes de uma boa qualidade sonora em seu equipamento, uma boa notícia: há um par de alto-falantes, com uma porta para reflexo e ajuste de graves, bem como o uso da PureAudio, tecnologia que fornece áudio em frequência superior a de outros tablets, resultando em um som mais audível e limpo.

O sistema operacional ficará a cargo da Android, que é a responsável por promover a atualização dos Tegra Notes atuais. Assim, qualquer update vira do site da própria Nvidia e poderá ser feito por meio do procedimento over-the-air, o que será realmente muito prático e cômodo ao usuário.

A primeira marca que anunciou o uso da tecnologia da Nvidia para fazer seu próprio Tegra Note foi a HP. Com o nome de Slate 7 Extreme, sua configuração é a mesma mencionada acima. Em tese, isso limitaria a concorrência, já que todas as empresas deveriam lançar seus tablets, tendo por base a mesma tecnologia ,certo? Bem, em parte. Afinal, a Nvidia aponta que, atualmente, cada fabricante venderá o seu tablet para um mercado distinto, ou seja, sem qualquer concorrência. No futuro, poderão alterar algumas configurações e o próprio design, diferenciando suas criações que fazem uso da Tegra Note.

O valor básico sugerido para esses tablets é de US$ 199 – cerca de R$ 400 – será que esse lançamento se tranformará em sucesso? É esperar para ver!