Facebook lança recurso para leitura de notícias

A principal ideia do Facebook ao lançar o Instant Article é a sua busca por melhorar cada dia mais a experiência do usuário na plataforma.

Por Victor Palandi

publicado em iPhone e iPad

Depois de muitos lançamentos de novos recursos que mostram como a rede social mais popular do mundo está antenada em relação ao que está acontecendo no mundo e também em relação ao comportamento de seus usuários, o Facebook lançou mais um novo recurso.

Chamado de Instant Articles, ou numa tradução literal, Artigos Instantâneos, o novo recurso chega para ajudar usuários a fazer uma das coisas mais comuns de todas há algum tempo: ler notícias pelo Facebook.

Buscando melhorar a experiência

A principal ideia do Facebook ao lançar este novo recurso para facilitar a leitura de notícias por parte de seus usuários é a sua incessante busca por sempre melhorar a experiência de todos.

O que mais chama a atenção é beleza apresentada pelo seu visual, que também é, além de mais bonito, capaz de permitir o carregamento de conteúdo com muito mais velocidade do que pelo modo convencional.

Aliás, a velocidade foi uma das coisas mais importantes para este projeto de desenvolvimento da ferramenta, já que, segundo alguns especialistas, o tempo médio para carregamento de notícias dentro do Facebook pelos modos convencionais era de 8 segundos, o que pode parecer uma eternidade para seus usuários.

Seleção dos veículos parceiros

Inicialmente, o Facebook pretende fazer uma seleção entre os parceiros tradicionais da rede social mais popular do mundo, para que eles estejam presentes nesta nova ferramenta que irá facilitar em muito a vida dos usuários que gostam de acompanhar notícias com mais agilidade.

No entanto, já que há alguns nomes de peso fazendo parte do portfólio da ferramenta, como o New York Times, a National Geographic, o BuzzFeed, a NBC e o The Atlantic, mas a lista poderá e deverá aumentar em breve.

Nomes de peso dentro do cenário mundial como BBC News, The Guardian, Bild e Spiegel também deverão chegar logo em seguida, mostrando que a intenção é ampliar o alcance da ferramenta o máximo possível.

No entanto, para os usuários brasileiros, a má notícia é que ainda não há qualquer tipo de previsão sobre veículos parceiros nacionais que poderão fazer parte do recurso do Facebook.

Novidade para quem quer fazer bons negócios

E para os empreendedores digitais, a boa notícia é que o Instant Articles deverá ter a possibilidade de realização de anúncios, que poderão ser veiculados com receita dividida com o Facebook.

No entanto, até o momento, o novo recurso do Facebook está disponível apenas para iPhone.