A Apple terá que fazer algumas mudanças importantes nos seus iPhones e também em outros eletrônicos se quiser continuar vendendo nos países que fazem parte da União Europeia. Os países aprovaram uma legislação para padronizar os cabos de celulares e outros dispositivos vendidos em seus territórios, sendo que todos deverão seguir o padrão USB-C.

Apple terá que utilizar USB-C no iPhone a partir de 2024

Além de valer para celulares, a nova legislação será aplicada em outros eletrônicos, incluindo tablets, câmeras, headphones, leitores digitais e até mesmo video games portáteis. Segundo o anúncio do parlamento europeu, a padronização visa facilitar a vida dos consumidores — o que pode fazer a diferença em um mundo onde cada vez mais celulares chegam sem um carregador na caixa.

“De acordo com as novas regras, os consumidores não precisarão mais de dispositivo de carregamento e de cabo diferentes toda vez que comprarem um novo dispositivo”, explica o comunicado oficial da União Europeia.

A decisão prevê um período de adaptação, por isso a nova lei deve começar a valer apenas 24 meses após a publicação. Portanto, a cobrança junto às empresas deve começar a ser feita apenas no 1º semestre de 2024.

Apple terá que utilizar USB-C no iPhone a partir de 2024

Atualmente a Apple comercializa seus dispositivos com entradas lightning. Mesmo que essa seja uma mudança que precisa ser feita somente no território europeu, é difícil imaginar que a companhia terá dois padrões diferentes, e a tendência é de que a mudança realmente aconteça globalmente.

Também imaginar que Apple deixe de vender os seus produtos nos países que fazem parte da União Europeia é fora da realidade. Apenas no ano passado, do total de 241 milhões de smartphones vendidos pela companhia, cerca de 56 milhões foram nestes países.