A canadense BlackBerry é uma das mais famosas fabricantes de equipamentos de telecomunicações do mundo, com grande destaque no mercado de smartphones e tablets.

Atualmente, a empresa tem voltado as suas atenções para aos mercados emergentes, especialmente o da Indonésia e do sudeste asiático, como parte de uma estratégia da BlackBerry para se consolidar ainda mais no mercado mundial.

O CEO da empresa, John Chen, que assumiu o posto não faz muito tempo, afirmou que uma das primeiras medidas seria criar uma linha de smartphones de qualidade, mas de custo mais reduzido para formar uma nova linha de entrada para mercados emergentes.

Para isso, a BlackBerry firmou uma parceria com a empresa chinesa Foxconn, que passou a responder pelo design, pela produção e pela logística de distribuição de toda essa nova linha de smartphones de entrada.

Como resultado disso, o primeiro modelo a surgir foi o BlackBerry Jakarta, que é voltado exclusivamente para o mercado consumidor da Indonésia.

Ele será apresentado no mês que vem, durante o importante evento de tecnologia que acontecerá em Barcelona, o Mobile World Congress 2014.

BlackBerry Jakarta

Atendendo a uma solicitação do próprio John Chen, o BlackBerry Jakarta não terá um teclado físico, tendo apenas um teclado na tela touch. Essa solicitação foi feita por Chen por ele acreditar que os teclados físicos são coisa do passado e que a modernidade dos novos modelos passa pela ausência do mesmo.

Dentro do que se sabe, nenhum aspecto técnico importante sobre o novo BlackBerry Jakarta foi revelado, o que só deve acontecer no evento a ser realizado na Espanha no mês que vem.

O que se sabe é que ele não será o único modelo que a BlackBerry pretende lançar em 2014. É bem provável que algumas dessas outras novidades sejam mostradas para o público e para a imprensa mundial durante a Mobile World Congress 2014, juntamente com o Jakarta.

Além do mercado da Indonésia, a BlackBerry prepara lançamentos para outros países emergentes, onde a marca pretende se consolidar. Um dos próximos a receber um lançamento nessa linha muito provavelmente será o México. E esse modelo talvez seja apresentado junto do Jakarta e de outros modelos durante o evento em Barcelona.

Até onde se sabe, o Brasil talvez esteja entre os mercados considerados emergentes pela BlackBerry, o que o colocaria na rota de algum lançamento exclusivo para cá. Se isso de fato acontecer, é bem provável que ocorra ainda nesse ano.