Todas as principais fabricantes de smartphones pretendem fazer seus lançamentos no inicio do ano que vem: Samsung pretende lançar o Galaxy S5 e a Apple seu novo “carro-chefe”. Tudo isso somente para 2014. Pois uma delas, a Sony, não esperou, e já lançou seu principal smartphone esse ano: o Sony Xperia Z1.

Esse smartphone pretende ser grandioso em todos os sentidos: tanto em quantidade de avanços tecnológicos, quanto em tamanho físico.

O design foi considerado austero: linhas retas, sem muitos detalhes, mais parecendo um retângulo que ganha vida ao acender da tela.

O tamanho, talvez seja seu ponto fraco: em relação ao seu antecessor (Xperia ZQ), ele é maior e mais pesado, sendo que a tela continua exatamente do mesmo tamanho (5 polegadas) e com a mesma capacidade de resolução.

Manuseá-lo só é possível utilizando as duas mãos, o que o torna um tanto desajeitado e pouco funcional. Há também uma fragilidade nos materiais, o que pode tornar uma queda em uma possível dor de cabeça das grandes.

Sony Xperia Z1

Seu aumento de peso e de tamanho se deve aos avanços tecnológicos implementados: o Xperia Z1 possui um dos processadores mais potentes do mundo, o Qualcomm Snapdragon 800. Ele possui 16 GB de memória interna, que pode ser expandida com a utilização de um cartão microSD de até 64 GB. Possui também um suporte a redes 3G, 4G e Wi-Fi nos padrões 802.11 a, b, g, n e AC. É equipado com suporte a Bluetooth 4.0.

Ele não possui um conector HDMI, porém é possível conectar o aparelho a uma TV utilizando-se de um adaptador MHL (que é comercializado separadamente), que pode ser plugado à porta micro USB.

O Xperia Z1 possui Rádio FM e TV Digital. Aliás, ele é o único modelo de smartphone do mundo a possuir TV Digital. Tanto a TV como o Rádio utilizam-se dos fones de ouvido como antena para sintonizar melhor o sinal. Há ainda a possibilidade de gravar programas na TV do aparelho, com sistema de agendamento. Há informações na tela sobre os programas (enviadas pelas emissoras). O aparelho apresenta um pequeno problema de sincronismo entre as falas e as legendas na função Closed Caption.

O aparelho possui um sistema operacional Android 4.2.2. É uma interface quase idêntica à utilizada no modelo anterior (Xperia ZQ), com poucas modificações. Há uma diferença em relação ao antecessor: como não possui infravermelho, o aparelho não funciona como um controle remoto universal. Mas pode controlar alguns aparelhos Sony, desde que estejam conectados à rede local.