No universo das mensagens instantâneas, que chegam aos seus destinatários em tempo real como em uma conversa por telefone ou pessoalmente, todas as grandes empresas têm investido em materiais ou serviços deste tipo para chamar a atenção da clientela.

Seguindo esta linha de raciocínio, eis que um dos fundadores do Skype, Janus Friis, lançou nesta semana seu mais novo projeto na linha de aplicativas para troca de mensagens, num formato semelhante ao de programas como WhatsApp, que é um dos atuais líderes no mercado em preferencia do público.

O Wire, sua plataforma para chat, é um aplicativo gratuito de mensagens que funciona em smartphones, tablets e Macs.

Novidades do aplicativo

Skype lança o aplicativo Wire

O Wire é uma plataforma desenvolvida para facilitar a comunicação, e conta com diversas funções para anexação de elementos variados além de mensagens de texto, como gravação de voz, imagens, entre outros. Até aí, nada surpreende. Mas eis que algo surge como novidade: O aplicativo foi formulado para executar vídeos do YouTube e músicas do SoundCloud dentro de seu próprio funcionamento, sem parar pela execução destes programas.

Sua interface é visualmente prática, facilitando o uso por usuários novos ou garantindo maior mobilidade na execução de suas funções mais básicas. Assim como outros concorrentes, o Wire dá condições de moderação aos criadores de conversas em grupo no app, permitindo aos mesmos terem a força para expulsar integrantes indesejados, adicionar novos contatos, entre outros.

Comparativo com a concorrência

Skype lança o aplicativo Wire

Em comparação com grandes aplicativos em alta, como WhatsApp, Telegram, Line e até o próprio Skype, o Wire tem uma interface muito mais agradável e prática, que pode ser um fator influente no destaque frente à concorrência. O app tem versões para Android, iOS e OS X, sendo bem mais acessível do que o Telegram; As versões para Windows e navegadores online estão em teste, e devem chegar em breve ao mercado consumidor.

O aplicativo ainda tem recursos fora dos smartphones, o que facilita muito mais o seu uso por parte dos internautas e donos de tablets e Macs, em oposição aos programas de bate-papo mais conhecidos. Sua monetização também é um diferencial: Sem cobrança por anuidade, o mesmo terá a oferta de add-nos pagos, que não são necessários para utilização do app.

O aplicativo Wire deve estar disponível para utilização gratuita em breve nas respectivas lojas de apps dos sistemas Android e iOS. Será que a novidade vale a pena mesmo?