Há 3 semanas, a empresa Samsung fez um anúncio impactante: lançaria seu primeiro relógio inteligente: Galaxy Gear. Como se não bastasse, segundo o jornal Digital Times, da Coreia do Sul, há fortes indícios de que o Samsung Galaxy Gear 2, ou seja, segunda geração do relógio vá ser lançada.

Segundo a mesma fonte, a desenvolvedora espera apresentar seu novo modelo no evento Mobile World Congress, em fevereiro de 2014, na cidade de Barcelona, ou, até mesmo na importante feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas, nos EUA, em janeiro de 2014. Apesar dos indícios, tais datas soam nebulosas, porque o relógio anterior teve suas entregas concluídas aos clientes há pouco.

Especificações do Samsung Galaxy Gear 2

Samsung Galaxy Gear 2 Para o Galaxy Gear 2, espera-se uma configuração ainda mais avançada em comparação a primeira geração do relógio inteligente – tela de 1.63’’ AMOLED, processador do tipo single-core com 800 MHz, uma câmera com resolução de 1.9 MP e 512 MB de memória RAM, além de uma capacidade de armazenamento interno de 4 GB.

Entretanto, há uma torcida para que o Gear 2 supere uma fragilidade do original, que havia sido criticado por ser muito grande e pouco funcional, além de apenas ser compatível com o modelo Galaxy Note 3, fator que limitava grandemente seu uso.

Contudo, é possível analisar tal “limitação” sob outro ponto de vista, ou seja, como mesmo a primeira versão do relógio ainda é muito nova e imatura, a Samsung pode estar fazendo testes em campo, de maneira limitada e controlada, a fim de dar início a uma distribuição mais massiva do produto, o que pode ocorrer com o Galaxy Gear 2, que certamente virá com mais funcionalidades, como o suporte suporte para GPS, bateria mais durável, bem como uma extensa variedade de cores para combinar com diversos dispositivos que fazem uso de sistema operacional Android. Exatamente por tal fato, não iremos nos surpreender se a compatibilidade, nessa nova versão, for adaptável a diversos modelos de smartphones.

No mês de abril de 2014, a Samsung deverá fazer a apresentação oficial de seu novíssimo Galaxy S5, em um dos eventos – já famosos – Samsung Unpacked. Pode ser essa a oportunidade de revelação de um novo modelo de smartphone que seja compatível, tanto com o Galaxy Gear existente, quanto com o Galaxy Gear 2.

Todos esses aparelhos – Galaxy Gear, Galaxy Note 3 – estão disponíveis aos consumidores do Brasil e de outros países desde o dia 5 de outubro. Nos Estados Unidos, o Gear custa US$ 299 –cerca de R$ 673, isso sem contar os impostos embutidos na importação.