Cada vez mais com o avanço da tecnologia muitas empresas e setores de produção de conteúdo para celulares e computadores estão investindo em aplicativos para vários formatos e tipos de celulares. E qual é a pessoa que nos dias de hoje não possui aplicativos no seu celular não é mesmo?

Pois é, o fato é que muitos desses aplicativos ajudam no convívio social (já que muitos servem para organizar melhor as tarefas diárias e realizam lembretes para que não esquecemos de certos compromissos), outros para o estímulo à educação e a cultura (muitos aplicativos ensinam ou melhoram o inglês, por exemplo, sem contar que muitos estimulam a leitura e também servem para a informação de notícias, já que existem aplicativos de jornais e revistas) e ainda aqueles que servem para o entretenimento (como jogos infantis ou adultos e vídeos).

Você conhece o aplicativo que pode ajudar a evitar o suicídio?

Samaritans lança aplicativo para tentar evitar suicídio

Você sabia que uma pessoa comete suicídio em todo o mundo a cada 40 segundos? Isso se dá porque por ser uma doença grave de saúde pública não é tratada da forma correta e de maneira prevenida.

Comportamento desanimado postado nas redes sociais pode, infelizmente, ser um aviso - da pessoa que postou - que esteja pensando na hipótese de tirar a própria vida. Mas pensando nisso e para evitar que isso aconteça, um aplicativo foi desenvolvido e lançado por uma organização britânica em Londres.

Com o seu mais novo aplicativo, a instituição Samaritans lançou nessa semana um ferramenta com essa finalidade. Com a distribuição gratuita, o aplicativo Samaritans Radar foi pensado para a faixa etária de pessoas entre 18 e 35 anos de idade (já que são as mais presentes nas redes sociais). Ligado diretamente com o Twitter, tem como objetivo monitorar, detectar e avisar se algum amigo postou mensagens de desânimo para evitar um futuro suicídio.

Mas como funciona esse aplicativo?

Quem possui esse aplicativo no celular, assim que ele detecta as mensagens, o dispositivo móvel recebe imediatamente uma mensagem notificando que uma das pessoas que ele possui ou que segue em sua conta do twitter, postou determinada frase relacionada com o tipo de “cansado de ficar sozinho" e "eu me odeio".

Samaritans

A instituição Samaritans

A organização aponta que esse aplicativo foi realizado para ser uma forma de monitorar os usuários, mas que em hipótese alguma é pra bisbilhotar a vida de alguém.

A instituição afirmou que buscará avançar esse aplicativo para outros tipos de redes sociais, mas que não vai se envolver nos casos, a menos que seja pedido.