A Motorola anunciou esta semana o lançamento do Moto Secure, um aplicativo que funciona como um hub, reunindo funcionalidades de segurança e de privacidade dos usuários da sua linha de smartphones. A ideia é reunir, em um mesmo ambiente, estes recursos, que poderão ser conferidos, acessados, ativados ou desativados pelo usuários de uma forma mais fácil.

Motorola lança novos recursos de segurança para seus smartphones

Um dos recursos que poderão ser encontrados neste hub é a “pasta segura”, que também pode ser encontrado em outros modelos e que basicamente permite com que os usuários armazenem, de uma forma separada, determinados tipos de arquivos, como imagens, textos, áudios, etc, adicionando mais uma camada de proteção. Além disso, este ícone pode assumir a forma de outros ícones.

Outra função que está incluída no hub é o “Proteção de Rede”, que fornece aos usuários informações relacionadas ao nível de segurança da rede em que o telefone está conectado naquele momento. Ele também consegue bloquear alguns apps de se conectarem a algumas redes, objetivando proteger o dispositivo e seu dono de spoofing (malware que engana a pessoa, se passando por um site ou app verdadeiro).

Motorola lança novos recursos de segurança para seus smartphones

Os usuários também poderão ativar uma opção chamada de “PIN embaralhado”, que deixa a tela de desbloqueio semelhante a de caixas eletrônicos, nos quais  os usuários devem escolher cada um dos números da sua senha entre um conjunto de números aleatórios. Dessa forma, mesmo que tenha alguém olhando o usuário digitar, fica muito complicado adivinhar a senha.

Outros recursos são a proteção da tela de bloqueio, que permite o bloqueio de acesso rápido e funções de rede e segurança na tela de bloqueio do smartphone, e também um Dashboard de privacidade, que facilita o gerenciamento das permissões dos apps instalados no dispositivo ao mostrar as configurações de acesso de cada um deles.

O Moto Secure estará disponível nos novos smartphones que estão sendo lançados e também será lançado para os telefones que receberam a atualização para o Android 13.