No final de outubro de 2013, a norte-americana HP promoveu o lançamento de seu Slate 21, que é a primeira peça dotada de sistema Android, mas que não se trata de um tablet, simplesmente. Na verdade é um PC “all-in-one” – ou seja, “tudo em um só aparelho” – que é para ser utilizado como um desktop, alimentado pela energia da tomada, de forma tradicional.

Essa grande novidade é uma ótima saída da HP, em uma fase posterior a do “boom” dos computadores com Windows. Embora, à primeira vista, possa parecer estranho utilizar o sistema operacional Android em uma tela maior – 21,5’’ Full HD IPS, touchscreen, além de um kit com mouse e teclado wireless – é muito semelhante a um Windows tradicional.

O SO do HP Slate 21 é o Android 4.2.2, com processador Nvidia Tegra 4 – ótimo processador, de uso familiar – quad-core, com velocidade de 1,66 GHz – sendo o primeiro no mercado brasileiro com tal configuração; a Gradiente deverá lançar um em dezembro, para competir nesse nicho de tablets e PC leves. O senão fica por conta do armazenamento interno, que é de apenas 8 GB – mas que pode ser expandido, graças aos cartões SD, e memória RAM de 1 GB. É uma ótima máquina para jogos, internet e redes sociais, sem grandes travamentos.

HP Slate 21

Contudo, como apontado anteriormente, o HP Slate 21 precisa estar permanentemente ligado à tomada, porque não inclui bateria de uso interno

Seu acabamento, com plástico branco e partes em alumínio é estiloso e benfeito, dando amostras de que a HP é uma companhia que deseja conquistar o consumidor mais jovem, com essa novidade. Para conforto de operação das funções básicas por parte do usuário, o modelo conta, à direita, com botões laterais de liga-desliga, além de controle de brilho e volume – seguindo o padrão PC – já à esquerda há saída para os fones de ouvido, além de porta USB 2.0 e um leitor de cartões do tipo SD.

Caso o usuário deseje mudar a inclinação da tela, há um dispositivo bem simples: o apoio traseiro da tela, que é móvel, ou seja, é suficiente empurrar a parte superior da tela para baixo – embora não se possa deixá-la em posição paralela à mesa – a inclinação tem variação entre 15 e 70 graus. Isso auxilia inclusive ao uso mais adequado da webcam – instalada no topo da tela – com uma resolução de 720 p.

O modelo HP Slate 21 será lançado no Brasil na primeira quinzena de novembro de 2013.