A CES, a maior feira de alta tecnologia, realizada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, já passou. Mas se você pensa que nenhum outro lançamento de alta tecnologia será feito, você está totalmente enganado.

O Blackphone, um smartphone desenvolvido em parceria entre a Geeksphone e a empresa do famoso criptógrafo Phil Zimmermann, a Silent Circle, foi anunciado. O modelo será apresentado oficialmente ao público em fevereiro desse ano.

E o que o Blackphone tem de tão especial? Bom, além do fato de contar com a participação de Phil Zimmermann em seu projeto, ele promete ser imune à espionagem.

Sim, Phil Zimmermann, o criador do famoso sistema de criptografia chamado PGP (em 1991), depois de ver a onda de denúncias de espionagem contra a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (em inglês, NSA), decidiu criar um smartphone imune às invasões de privacidade.

Blackphone

O Blackphone conta com uma versão personalizada do famoso sistema operacional do Google, o Android. Essa versão se chama PrivatOS. Ela permitirá aos usuários fazerem ligações, trocar mensagens de texto, armazenar e compartilhar arquivos, além de se comunicar com outros usuários por meio de vídeo, tudo isso a partir de uma rede mais que segura. O PrivatOS é um sistema que tem como premissa privilegiar a privacidade e a segurança de seus usuários. Esse será o principal diferencial do Blackphone, já que essa característica que o tornará imune à invasões e à espionagem em geral.

A Geeksphone, parceira da empresa de Zimmermann nesse projeto, é famosa mundialmente por ter desenvolvido um smartphone com o sistema operacional Firefox, o primeiro do mundo com essa capacidade. É uma empresa espanhola que tem em seu DNA a inovação, e o Blackphone casa perfeitamente com o perfil da empresa.

De acordo com uma nota oficial divulgada pelas empresas parceiras, o Blackphone terá uma pré-venda que tem seu inicio previsto para 24 de fevereiro de 2014. Tudo para casar perfeitamente com a data de abertura do Mobile World Congress, um dos maiores eventos de tecnologia móvel do mundo, que será realizado em Barcelona, na Espanha.

Com certeza, nesse grandioso evento, os desenvolvedores do projeto do Blackphone trarão mais informações técnicas sobre esse smartphone que promete revolucionar o mercado de telefonia e de dispositivos móveis em todo o mundo.

Enquanto essas informações não chegam, fica a curiosidade entre os que aguardam pelo aparelho, já que não se sabe qual será o seu preço, por exemplo.