A principal revolução na Internet ocorreu a partir da abertura dos códigos de softwares e sistemas operacionais. Com isso, usuários comuns com algum conhecimento em informática foram habilitados pelas empresas a modificarem seus produtos e melhora-los. Por conta disso, hoje, ao entrarmos na Google Play, App Store ou Windows Phone Store encontramos uma enormidade de aplicativos disponíveis.

O Magento é a plataforma para comércio online que mais investe, e se dá muito bem, com software de código aberto. Criada em 2008, a marca hoje é líder no mercado mundial. Aproximadamente 200mil lojas virtuais contam com esta plataforma.

A agência aheadWorks, que fabrica extensões, temas e templates para o sistema Magento, em 2012 e 2013 divulgou um relatório sobre a participação desse sistema no e-commerce.  No primeiro ano da pesquisa, a plataforma atendia a 26% das lojas consultadas. No ano seguinte, o número subiu para 29%.

Magento

Na mesma pesquisa, a Zencart atendia 13% das lojas pesquisadas; a Virtue Mart, 12,1%; a Presta Shop, 10,8%; e a OSCommerce, 7,7%. Dessas quatro concorrentes diretas, três delas obtiveram queda de participação no mercado na pesquisa do ano seguinte. A única que registrou crescimento foi a Presta Shop, com 12,3% em 2013.

No site da empresa, é possível encontrar alguns clientes que usam esse sistema. Entre eles estão a loja da Nike (material esportivo), da Zumiez (de moda alternativa), Volcom (skate, surf e snowboard), Olympus (equipamentos fotográficos) e da Sierra Nevada (cervejaria).

O sistema Magento possibilita a conexão com serviços, considerados hoje, essenciais na compra online. Entre eles estão o “pagseguro”, do UOL, o “PayPal”, “buscapé” e “Correios”, para ficar em alguns exemplos.

O dono de uma loja online consegue ter um controle maior sobre as demandas dos clientes com as estatísticas que são disponibilizadas. É possível obter relatórios do “Google Analytics”, das vendas, dos produtos mais vistos, dos mais comprados, do comportamento do estoque e até das devoluções efetuadas pelos clientes. Ainda sobre os produtos, é possível uma maior personalização do estoque, assim como editar e modificar pedidos e emitir notas fiscais e etiquetas.

Magento: plataforma mais utilizada para e-commerce

A agência portuguesa softag, que auxilia na criação de sites, e que usa a plataforma Magento cita, em seu blog, algumas outras vantagens do uso desse sistema. Uma delas cita que por ser uma plataforma multiuso, é possível, em um painel de controle só, comandar varias lojas ao mesmo tempo. Várias lojas, de várias línguas e vários segmentos podem ser geridas por apenas uma instalação Magento.

Lojistas e programadores exaltam a facilidade do uso da plataforma e o tamanho dos serviços disponíveis no Magento. O crescimento crescente de usuários só faz com que a empresa aumente, assim como as extensões disponíveis.