Hoje, o notebook é muito popular, sendo utilizado comumente como um segundo PC. Em alguns casos, inclusive, há pessoas aboliram o uso dos PCs em casa. Mediante todo esse sucesso, resolvemos fazer um pequeno comparativo sobre as duas principais fabricantes de notebook do mercado: Sony e Dell.

DellDell

Segundo diversos especialistas, essa é a melhor marca de notebooks do mercado. Essa fama, certamente, se consolidou por causa da excelente assistência técnica da empresa, sobretudo, pelo fato de, conforme a própria Dell afirma “vai aonde o cliente estiver”. Ou seja, é a marca perfeita para as pessoas que não têm tempo algum a perder. Com produtos de alto padrão de qualidade e grande durabilidade fizeram com que se destacasse em relação à concorrência, no mercado de informática.

Como pontos negativos, segundo levantamentos, estão os preços de componentes, que são muito altos. Além disso, ao terminar o – ótimo – termo de garantia, todas as peças para reposição ficam com valor bem elevado.

Isso acaba sendo bem proibitivo para a marca, porque com valores semelhantes, é possível adquirir modelos de notebooks, de melhor configuração, em marcas concorrentes – até mesmo com fabricantes que oferecem um acabamento de melhor padrão de qualidade.

A Dell não detém estoque para venda imediata, ou seja, o que acaba acontecendo é: o cliente faz o pedido, os colaboradores da empresa fazem a montagem e, só então, enviam. Isso pode levar mais de um mês, chegando até a 40 dias, em certos casos.

SonySony

É a marca que está “nos calcanhares” da Dell, em termos de disputa de mercado, pela tomada de liderança.

A linha Vaio de notebooks apresenta, conforme podem comprovar muitos relatos de usuários, grande qualidade e uma relação custo-benefício sem igual, com configurações super potentes e avançadas. O destaque fica a cargo da tela e do som, absolutamente primorosos. Muito desse resultado se deve ao tempo de experiência da marca Sony com TVs e aparelhos de som.

Seus modelos são dotados de muita leveza e bem compactos, o que garante ao usuário uma portabilidade facilitada, sendo ótima alternativa para levar para o trabalho ou local de estudos.

Como desvantagens, a primeira, sem dúvidas, é o preço. Por mais que haja uma boa relação entre custo e configuração, o valor dos modelos é ainda muito salgado para a maioria das pessoas, custando o mesmo que um PC de boas qualidade e configuração. O outro fator bastante negativo é a quase ausência de peças para reposição rápida, sobretudo após o período da garantia. São muito difíceis de encontrar, ou então demoram demais para ser enviadas e, quando chegam, são bem caras.

Tanto a Dell, quanto a Vaio são ótimas opções, mas devem ser analisadas com cuidado, para que o cliente possa desfrutar ao máximo do modelo de sua preferência. Boa escolha!