Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

[Ajuda]O Funcionamento Do Sistema Operacional ( Processos E Threads)


pedrojunior21

Pergunta

QUESTÃO ÚNICA



Com base no cenário abaixo, descreva o funcionamento do sistema operacional. Em outras palavras, descreva como os módulos do sistema operacional interagem para prover os serviços requeridos. Utilize o máximo de detalhes, representações visuais e informações técnicas, isto é, estruturas utilizadas, algoritmos, etc. O cenário abaixo ocorre em um sistema operacional multiprogramado, multithreading, baseado em memória virtual (de capacidade igual a 40 frames) e que utiliza RAID nível 0:



• Descreva como ocorre a criação dos processos PA e PB, nessa ordem. Assuma que o processo PA foi dividido em 15 frames e somente 5 deles necessitam estar em memória real. Ainda, assuma que o processo PB foi dividido em 20 frames dos quais 7 devem estar em memória real. Durante essa operação, assuma que a memória física somente possui 6 frames disponíveis. Assuma que os processos PX, PY e PZ que ocupam os demais frames da memória, ocupando respectivamente 11, 10, 13.



• Descreva como ocorre a criação de threads, duas para o processo PA e outras duas para o processo PB. Assuma que o PA utiliza uma biblioteca JAVA para prover multithreding, enquanto o processo PB utiliza as capacidades do sistema operacional corrente. A partir dai, descreva como ocorrem a troca de contextos nos seguintes casos:

1. PX perde a CPU → PA ganha a CPU;

2. thread1 do PA ganha a CPU e inicia a execução;

3. thread1 do PA perde a CPU;

4. thread2 do PA ganha a CPU e inicia a execução;

5. PA perde a CPU → PB ganha a CPU;

6. thread1 do PB ganha a CPU e inicia a execução;



• Com base nos instantes de execução 2, 4 e 6 do item anterior, descreva como ocorrem a execução das seguintes operações: – Uma das instruções da thread1 do PA requer acesso a uma estrutura de dados que não está na memória real; – Uma das instruções da thread1 do PA requer acesso a conjunto de dados disponíveis em disco. Assuma que a quantidade de dados está distribuída em 10 strips – Uma das instruções da thread1 do PB requer acesso a conjunto de dados disponíveis em disco. Assuma que um dos strips relativo ao conjunto de dados foi perdido (algum problema físico no disco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...