Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Abandonar minha profissão e entrar ou mesclara com TI


guigui45

Posts Recomendados

Olá, pessoal. Sou novo aqui e primeiro vou me apresentar.

Me chamo Guilherme, tenho 29 anos e sou graduado em Design Gráfico há uns 7 anos. Tralho na área já há uns 8 e hoje estou completamente desmotivado e saturado. Já trabalhei como empregado e hoje trabalho como freelancer por proporcionar uma remuneração melhor.

Como falei, estou completamente descrente da profissão. Talvez por trauma de trabalha a tanto tempo para clientes que não valorizam meu trabalho e porque sou completamente limitado e escravo do meu corpo. So ganho dinheiro com o trabalho em que eu tenha que me dedicar 100%, sem possibilidade de escalonar ou pegar centenas de trabalhos ao mesmo tempo para evidentemente ganhar dinheiro de verdade. Hoje o mercado da capital onde vivo não me permite contratar funcionários e com isso ganhar no volume. Pelos valores cobrados pelos serviços aqui não há lucratividade palpável nisso. Inclusive as agências de publicidade da cidade vivem apenas de imagem mostrando que são grandes mas na verdade os lucros só vem de trabalhos relacionados a governo e prefeituras.

Enfim, eu sempre gostei da computação em si e sempre pensei em fazer uma Ciência da Computação. Eu gosto de olhar para frente para ver se tem chão para pisar e uma coisa que eu sei é que a informática estará cada vez mais na vida das pessoas e consequentemente mais espaço terá. Eu penso que linguagem de programação é a lingua universal do futuro e não quero ser analfabeto.

Mas a vida me levou para outros caminhos e acabei caindo na parte de comunicação. Que eu gosto, mas não quero mais isso para minha vida. E entre uma reflexão ou outra, pensei seriamente em entrar na área de TI. Busquei opções de cursos superiores e até mesmo de cursos específicos sobre programação em uma linguagem ou outra para ver se é isso mesmo que eu quero.

Ao tentar conversar com isso com programadores que conheço, o que tive foi só baldes e mais baldes de frustração e depressão. O Brasil é muito grande e temos muitas variações de conhecimento e cultura, mas de um modo geral, brasileiro ainda só dá valor naquilo que ele coloca a mão. Gasta 10 mil na pintura da casa mas acha ruim para 3 para alguém fazer o sistema da sua empresa. É o mesmo que sofro na minha área.

Mas ao meu ver, o programador tem uma vantagem sobre todo mundo. Ele pode ganhar dinheiro com sua própria criação viva, como um sistema escalonado e até mesmo um aplicativo que faz e coloca na Apple store. Aquilo lá vai continuar fazendo dinheiro enquanto ele dorme.

Enfim, o motivo de eu estar fazendo esse post. É pedir um conselho, orientação ou balde de água fria mesmo. Em conversa com um dono de uma empresa de TI fui recomendado a fazer uma pós com certificação em um tal de TSI ou GSI (um órgão ou instituto do exterior que é muito renomado do qual não me lembro o nome), ao invés de ingressar em um novo curso superior. No caso, o que se pareceu mais certo para mim foi o de sistema da informação.

Ah sim, e o mais importante. Tenho pretensão de sair do Brasil. Um dos motivos também por pender mais para essa área. Delphi, C, php ou qualquer outra linguagem é igual em todo lugar do mundo.

É isso. Tentei resumir e não cortar nenhum lado do meu ponto de vista atual. O que vocês acham?

Desde já agradeça a atenção e paciência por ter lido isso aí tudo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Amigo, conheço bem esse seu dilema .... me formei em economia, mas acabei na área de eletronica e programação

Mas ao meu ver, o programador tem uma vantagem sobre todo mundo. Ele pode ganhar dinheiro com sua própria criação viva, como um sistema escalonado e até mesmo um aplicativo que faz e coloca na Apple store. Aquilo lá vai continuar fazendo dinheiro enquanto ele dorme.

isso que voce disse está totalmente correto .... existem empresas que te pagam 30 mil somente por um jogo desenvolvido para celular, mas elas mesmo ganham 100 ou 1000 vezes mais com esse jogo ou outro programa ( exemplo Bill Gates )

ou voce pode ganhar muito com aplicativos desenvolvidos para sistema Android ou outros

voce pode desenvolver programas para empresas e pedir um aluguel mensal .. a empresa fica muito tempo amarrado em voce ( o que é bom financeiramente, mas por outro lado te amarra tambem ) então prefiro desenvolver o programa e vender a licença de uso permanente e me chamam somente quando necessario; dessa forma fico livre para fazer outras coisas.

a desmotivação, vem justamente do motivo de voce não poder criar nada novo, de ter idéias e não poder po-las em pratica, de ver que preferem pagar 3 mil numa peça de carro, mas não querem pagar 3 mil num programa para a sua empresa.

prefiro mostrar o custo beneficio para o cliente ... cobrei de um cliente 5 mil em um programa, depois de 1 ano ele ganhou 140 mil com o mesmo programa ... e como voce disse, cada dia mais o mundo irá se informatizar, e o mercado ainda está muito aberto a isso.

por fim, trabalhe sempre naquilo que gosta, e pense que Deus sempre tem o melhor caminho para voce ( basta pedir a Ele )

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...