Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Controle de vencimento de certidões


Andersona Costa

Pergunta

Ola Amigos!

Este é meu primeiro post no scriptbrasil, sou iniciante em programação, já testei e usei vários scripts deste site maravilhoso, estou querendo montar um esquema em php simples para armazenar e controlar a validade de certidões.

Por exemplo:

Certidão Municipal (validade 90 dias)

- data expedição (eu digitaria)

- data de vencimento (automático)

- (aviso de aproximação da data de vencimento)

- consulta de certidões já retiradas

Bem simples, o mesmo esquema paras as outras cetidões onde as validades variam de uma para ourta.

Estou começando agora e gostaria de alguma dica de algum script pronto ou outro que eu poderia adaptar.

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Legal, um sistema bacana.

Cara, qual seu nível de conhecimento em PHP?

A lógica desse sistema é simples, seria apenas um formulário para cadastrar a certidão.

Quando o formulário for submetido, o PHP pegaria a data atual do sistema, somaria com mais 90 dias, e guardaria essas informações na base junto com a certidão.

Depois disso, precisa ver como vai querer fazer esse aviso de aproximação, se vai ser enviado por e-mail ou um alerta no sistema mesmo.

A idéia é simples, acredito ser muito mais fácil você ir estudando e fazendo um do zero, do que pegar um pronto pra adaptar. Normalmente adaptar uma coisa que não sabemos como foi feita, qual a lógica foi usada, se torna mais complexo e mais demorado do que fazer do zero, fora que desenvolvendo desde o inicio, o aprendizado se torna maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ola FIT,

Obrigado por dar sua opnião quanto a este meu pleito.

Meu nível de conhecimento é iniciante, mas já estou colocando algumas coisas para funcionar. Estou gostando muito!

Já montei a página com o banco em mysql e agora tenho que tratar de como será feito as formulas e alertas.

Criei o banco com as tabelas:

id int NOT NULL AUTO_INCREMENT,
numero varchar (50),
certidao varchar (50),
unidade varchar (50),
orgao varchar (50),
validade varchar (50),
responsavel varchar (50),
dias_obtencao varchar (50),
data_obtencao varchar (50),
data_vencimento varchar (50),
como_obter varchar (50),
situacao_atual varchar (50),
PRIMARY KEY (id));
Inicialmente não estou conseguindo filtrar na consulta as datas maiores ou igual a '$data' (predefinida), acho que deve ser por causa do formato.
<?
$res1 = mysql_connect("localhost", "certidao", "certidoes");
$sql = "select * from cadastro where data_vencimento [color=#FF0000]<=[/color] '$data'  ORDER BY 
data_vencimento";
$res2 = mysql_db_query("certidoes", "$sql", $res1);
?>

Caso tenham alguma sugestão, ficaria muito agradecido.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Inicialmente não estou conseguindo filtrar na consulta as datas maiores ou igual a '$data' (predefinida), acho que deve ser por causa do formato.

Você quer as datas maiores ou iguais ou MENORES e iguais? Porque no select que você fez, só vai selecionar datas MENORES e iguais:

$sql = "select * from cadastro where data_vencimento <= '$data' ORDER BY data_vencimento";
Se quiser as maiores ou iguais, deveria ser assim:
$sql = "select * from cadastro where data_vencimento >= '$data' ORDER BY data_vencimento";

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Crie uma função no php que faça isso... a lógica seria esta:

Primeira quebre a string data (utilize a função explode do php) utilizando como delimitadores as barras "/". Agora apenas inverta a sequência, passando o ano para o lugar do dia e o dia para o lugar do ano e retorne isto para a variável que vai ser inserida no banco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Olá amigo,
Vi no scriptbrasil esse post - https://www.scriptbrasil.com.br/forum/topic/154129-controle-de-vencimento-de-certidoes - e estava precisando de um sistema parecido.
O que eu queria era isso:
Sistema para Cadastro de processos:
Campos:
NOME - maiúsculo automático: (eu digitaria)
Nº. PROCESSO - somente números e com cinco dígitos: (eu digitaria)
CAMPO SUSPENSO DE DIAS: (de 1 à 30 dias - como padrão ficaria no 25 dias)
DATA DA ENTRADA - se for possível aparecer uma espécie de calendário, onde a pessoa escolheria a data: (eu digitaria)
DATA VENCIMENTO: (AUTOMÁTICO - seria a soma da data da entrada + o campo dias - que nesse caso já estaria em 25 dias)
DATA DO PROCESSAMENTO: (eu digitaria)
DATA DO ENVIO/ENTREGA: (eu digitaria)
PRAZO: (o sistema avisaria através dos meus 3 e-mails, quando faltasse 5 dias para o vencimento de determinado processo).
O SITEMA TAMBÉM TERIA QUE FAZER CRÍTICA EM RELAÇÃO A PROCESSO JÁ ARMAZENADO. POR EXEMPLO SE EU DIGITAR O PROCESSO '25035' E SE O MESMO JÁ EXISTIR, O SISTEMA EMITIRIA UM AVISO, TIPO: "PROCESSO JÁ CADASTRADO".
Tem como fazer isso? Ficaria muito caro?
Obrigado!
Marcelo
(21) 9 9688-3089
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

<script type='text/javascript'>window.mod_pagespeed_start = Number(new Date());</script>

Olá amigo,
Vi no scriptbrasil esse post - https://www.scriptbrasil.com.br/forum/topic/154129-controle-de-vencimento-de-certidoes - e estava precisando de um sistema parecido.
O que eu queria era isso:
Sistema para Cadastro de processos:
Campos:
NOME - maiúsculo automático: (eu digitaria)
Nº. PROCESSO - somente números e com cinco dígitos: (eu digitaria)
CAMPO SUSPENSO DE DIAS: (de 1 à 30 dias - como padrão ficaria no 25 dias)
DATA DA ENTRADA - se for possível aparecer uma espécie de calendário, onde a pessoa escolheria a data: (eu digitaria)
DATA VENCIMENTO: (AUTOMÁTICO - seria a soma da data da entrada + o campo dias - que nesse caso já estaria em 25 dias)
DATA DO PROCESSAMENTO: (eu digitaria)
DATA DO ENVIO/ENTREGA: (eu digitaria)
PRAZO: (o sistema avisaria através dos meus 3 e-mails, quando faltasse 5 dias para o vencimento de determinado processo).
O SITEMA TAMBÉM TERIA QUE FAZER CRÍTICA EM RELAÇÃO A PROCESSO JÁ ARMAZENADO. POR EXEMPLO SE EU DIGITAR O PROCESSO '25035' E SE O MESMO JÁ EXISTIR, O SISTEMA EMITIRIA UM AVISO, TIPO: "PROCESSO JÁ CADASTRADO".
Tem como fazer isso? Ficaria muito caro?
Obrigado!
Marcelo
(21) 9 9688-3089

Acessa o meu site que a gente pode conversar sobre um valor para este sistema que você está precisando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Gostaria de contribuir também. Na criação da tabela você poderia criar um campo calculado para a data de vencimento Data da Expedição + Vencimento (ficaria automático diretamente na tabela do banco de dados. Você pode, ainda fazer isso no PHP calculando os campos Data de Expedição + Vencimento = Data de Vencimento. Exemplo

CREATE TABLE tarefas(
id_tarefa INT AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY.
nome_tarefa VARCHAR (150),
data_tarefa DATE,
Assunto_tarfea TEXT,
prazo_tarefa INT(10)
);

//Faço uma consulta PHP
$conexao = mysqli_query('localhost', 'usuario','senha','banco_daos');
//Seleciono os dados
$dados($conexao, "SELECT * FROM tarefas");
/Testo se veio algum dado
if (mysqli_num_rows($dados) > 0) {
 //Exibo os dados selecionados
  while($row = mysqli_fetch_assoc($dados)) {
    echo "<table>";
    echo "<tr>";
    echo "<td>Tarefa</td>";
    echo "<td>Data</td>";
    echo "<td>Vencimento</td>";
    echo "<td>Ações</td>";
    echo "<tr>";
    echo "<tr>";
    echo "<td>". echo $row['nome_tarefa']. "</td>";
    echo "<td>". echo $row['data_tarefa']. "</td>";
    echo "<td>". echo date('d/m/Y', strtotime($row['data_tarefa'].'+' .$row['prazo_tarefa']));. "</td>";
    echo "<td>Ações</td>";
    echo "<tr>";
    echo "<table>";

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...