Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil

Vestibular


vini_loock

Posts Recomendados

Oi.

Bom.. está quase chegando a época do vestibular, na verdade nem tanto, falta uns 2 anos, mas eu vejo que tem muita jente no 3ºano e não sabe o que vai fazer.

O problema é que eu não conheço ninguém, ninguém mesmo que tenha tentado o vestibular, eu tenho um tio que ia tentar, mas ficou louco antes :/

Então só me resta recorrer ao google ou a vocês.

Eu dei uma pesquisada, mas não consegui as informações que eu queria.

Eu queria saber:

Se eu escolho um curso, ele vai influenciar na prova?

Existe uma matéria que seja mais cobrada?

E.. eu não sei muito bem qual curso escolher, eu pensei em ciencias da computação.

Eu quero alguma coisa relacionada a programação, porque eu adorei isso, eu comecei a menos de 1 ano sem saber praticamente nada, eu sabia entrar no orkut MSN e em jogos. Dai eu comecei a pesquisar mais como funciona, e bla, bla, bla e to aqui hoje.

alguém tem sujestões de qual curso escolher, e pode me falar um pouco sobre ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu escolho um curso, ele vai influenciar na prova?

primero, isso depende da faculdade. tb não sei de onde você é, mas aqui em sp, as maiores universidades são a usp e a unesp. na minha epoca, o q influenciava eram as areas humanas/exatas/biologicas. qualquer curso da area de exatas deve ter a mesma prova. apesar de q a um o dois anos, teve uma mudanca no esquema das provas dessas faculdades, e eu não sei direito como ta sendo atualmente, mas não deve ta muito diferente.

bom, tb tem as faculdades particulares, q na prova você so num passa se não quiser. mas eu num gosto muito de faculdades particulares, nem tanto por conta de ter q paga mensalidade. os professores de cursinho costumam ter um certo "preconceito" contra as particulares, mas eu acho q depende do q você planeja pro seu futuro, se você so tem aquela conhecida ambicao de "entrar no mercado", então uma particular ta bom pra você.

de qualquer modo, eu diria q as faculdades publicas já são otro nivel, comecando pelos professores. alem de q a maior preocupacao das faculdades particulares é q você pague a mensalidade em dia, e q você se forme pra fazer o nome delas crescer e eles conseguirem mais alunos e aumentarem os precos. agora a faculdade publica ta la somente pra te ensinar mesmo, eles incentivam pesquisas e coisas do tipo.

Existe uma matéria que seja mais cobrada?

hum?? você quer dizer q a inscricao seja mais cara hehe??

não entendi direito o q você quer dizr com "cobrada"... seria no vestibular ou durante o curso??

no vestibular, se você prestar uma materia de exatas, deve cair mais matematica e fisica por exemplo.

alguém tem sujestões de qual curso escolher, e pode me falar um pouco sobre ele?

ó, eu diria q os cursos da area de computador podem ser divididos em dois tipos:

1 - os q você aprende sobre computador. exemplo: ciencia da computacao. não sei direito qual a grade de um curso de engenharia da computacao, mas acho q se encaxaria aqui.

2 - os q você aprende um poco sobre computador, e muito sobre otras coisas. exemplo: sistema de informacao.

bom, não da muito pra ficar falando sobre os nomes dos cursos, tb porque isso depende da faculdade. cada uma inventa um nome e uma grade.

mas o q eu quero dizer é q nesses cursos como sistema de informacao, eles enfiam um mte de materias relacionadas a administracao e coisas assim e as materias de computador ficam em segundo plano. é aquela velha historia de "preparar pro mercado".

quando eu entrei na fatec, eu fiquei meio decepcionado ca grade do curso, porque por exemplo tinha administracao 1, 2 e 3 (3 materias de administracao). agora estrutura de dados tinha somente uma, um unico semestre. e estranhamente todas as materias de programacao eram opcionais.

seila, pra mim isso não tem nenhum sentido. eu entrei la pra aprender sobre programacao e sobre computador. afinal, era a faculdade de tecnologia, ue. o importante é ter bastante conhecimento da area.

então, é mais o menos isso. meu professor dizia, se você quer usar o oracle, faca sistema de informacao. se você quer construir o oracle, faca ciencia da computacao.

são materias como ciencia q vao te dar mesmo profundo conhecimento na area. se você fizer sistema, a maioria do conhecimento você vai ter q aprender sozinho, fora da faculdade. alem de q, não é porque você fez ciencia q ta despreparado pra entrar no mercado, eu acho mta bestera a maioria dos cursos por ai dar enfase em administracao. na minha opiniao, você so tem a perder se optar por um desses cursos.

EDITADO:

tava pensando aqui, se você ainda ta em idade de colegial, ia ser legal você pensar em fazer um curso tecnico pra você ganhar uma base e ter ideia de como vai ser.

Editado por kuroi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm.. legal, obrigado pela resposta.

Cada vez mais eu vejo que estou na area certa.

Eu to fazendo um curso técnico(sistemas operacionas, redes, web design, e outras firulas) só que ao longo do curso eu fui percebendo que os professores são muito mal preparados, pensei comigo: se algum dia tiver morrendo de fome vou dar aula la!

Hm.. e sobre a matéria mais cobrada, desculpe não me expressei bem. Eu quis dizer se existe alguma matéria que seja mais exigida, que pese mais na hora da prova, mas você já respondeu que é matematica e fisica.

bom, não da muito pra ficar falando sobre os nomes dos cursos, tb porque isso depende da faculdade. cada uma inventa um nome e uma grade.

Aqui a faculdade mais concorrida é a UFPR, vou entrar no site deles e ver como que é a prova, pegar algum gabarito, já da pra ver o que eu tenho que me empenhar mais.

Bom é isso ai então.

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente o Manual do Candidato vem com tudo sobre "o que cai na prova" para determiando curso...

Aqui na USP, é assim! Dependendo do curso que você quer fazer, a segunda fase (se você passar da primeira) terá matérias mais específicas (cairá mais exatas, ou mais geografia, ou a pontuação será maior em determinada matéria)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...