Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Rotina em php e Jobs


Black Dragon

Pergunta

Olá queridos amigos do PHP, mais uma vez, eu trago uma duvida que me atormenta a algum tempo nos meus estudos em programação!

O problema agora é a famosa "rotina", isto é, meu php fazer algo a cada tempo determinado.

Uma vez, olhando sobre, me indicaram o CronJob. Dei uma estudada nele, e achei meio complicado. Vou tentar explicar o que eu ando pensando, e alguém me da uma luz!

:ninja:

Olhando os painéis administrativos dos foruns da vida, eu sei que muitos dão a opção de "Deletar os tópicos deste forum a cada X dias" ou "Trancar este tópico depois de X dias após criação", onde você indica o numero de dias e o programa roda certinho.

Mas, pro script fazer isso, eu não encontrei uma "Job" criada, simplesmente o php acerta que depois de tantos dias, a ação deve ser feita!

Então, caros amigos, fica a dúvida: Como esses sistemas de fórum fazem essas "Rotinas" que eu não vejo o CronJob sendo feito?

E fica outra questão: Como fazer esses tipos de "isso será deletado da MYSQL depois de X dias" e "esse outro será trancado depois de X dias"

E se for somente com rotinas, como um simples forum consegue criar um script que vais er instalado no Painel Administrativo do site?

Vale lembrar que a idéia não é dar um "script" de como funciona, e sim o modo de aprender isso, pra óbviamente ser possivel que eu desenvolva diversos tipos de "rotinas"

alguém manjador dos php's poderá me defender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Olha, programo em PHP, mas não conheço um sistema de rotina que faça esses tipos de coisa, mas atualmente estou desenvolvendo um e-commerce, e montando um painel de controle para gerenciamento do mesmo, o cliente precisaria que um relatório fosse enviado por e-mail toda segunda-feira, depois de pensar um pouco, apenas reservei uma área aonde ele escolhe o intervalo de dias, e a partir disso, por exemplo, se hoje dia 15 ele programar para cada 5 dias, o sistema grava o dia 20, e na indez do próprio site eu inclui um script, que apenas verifica se a data de impressão salva na base é a mesma do dia atual, se for ele dispara o email, e grava na base que já foi enviado, para que não seja disparado a qualquer acesso.

Como o site é bem movimentado, e ele mesmo entra todo dia, pois é a pagina inicial do site dele, consegui resolver dessa forma, mas não sei se tem algum metodo ou job mais eficiente para fazer isso, agora também fiquei curioso pra saber...hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Uma coisa que pensei tb que dá pra fazer é por exemplo, eu crio n tabela a data que eu quero que um tópicos e fecha:

|id|texto|quando_fecha|tranca|

E deixo rodando no php automaticamente o "Se o dia de hj for o dia do quando fecha, tranque"

O problema q isso nãos eria automático, seria necessário alguém visualizar a página!

Pergunta, vamos dizer que eu crie um script php que tenha que rodar a cada 24 horas, aew eu poderia usar o "job"

No meu cpanel, é só eu definir quando deverá rodar o meu arquivo.php e tah pronto?

Ou teria que fazer ele em forma de .bat ou coisa parecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...