Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

DataSets em C#


zeevpoli

Pergunta

Bom dia/tarde/noite a todos.

Meu caso:

Estou fazendo um programinha basico para aprender tanto ADO.Net qnt C# (o programa e em Windowsform).

Estou criando dentro do projeto um pequeno dataset (que por enquanto so tem uma tabela, mas no futuro tera mais).

Meu problema:

quando, pelo datasetschema arrasto uma query para dentro do dataset ele pede para eu escolher uma conexao com um tipo de banco de dados (SQLServer, Access, etc).

Minha pergunta:

Realmente preciso me conectar? Eu pensei em fazer um pequeno banco de dados dentro do problema e sempre salva-lo em xml, sem precisar de conxoes ou outros programas fora o que eu criar.

Agradeco a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Certo, você adivinhou o q eu vinha editar.

então eu não tenho um banco de dados pronto, eu quero fazer um programa que vai construir um banco de dados atraves de no maximo um arquivo .doc ou .xls, mas não obrigatoriamente, tb pode ser colacando um a um.

Este tb e o motivo que não entendi o motivo da conexao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ainda não tenho um banco de dados, deve provavelmente ser um arquivo de Excel com alguns nomes e classificacoes (a qual grupo pertencem) desses nomes. Mas não e importante pra mim.

vou explicar melhor o q quero fazer: Uma tabela com nomes, sobrenomes, e mais algumas coisas, tudo que quero fazer e um botao que pegara esses nomes e colocara em outra tabela. de forma aleatoria, mas e claro seguindo algumas regras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Bruno muito obrigado por sua paciencia, vou tentar não abusar e ser mais especifico:

* O programa que quero fazer e para ser uma agenda de "operacoes" de voluntarios da guarda do bairro (fora do Brasil, e sem intencoes de lucro, apenas para meu aprendizado).

* já existe uma lista de voluntarios com alguns dos detalhes que quero que tenham na versao final.

* Minha ideia foi de usar esta lista apenas uma vez, carrega-la para o programa, adicionar o que preciso, salvar como arquivo padrão (que ele ira abrir junto com o programa em si) do programa, e descartar a lista (pois já teria os dados mais atuais e certos possiveis).

* Por agora enquanto estou escrevendo o programa salvo o micro-banco de dados (com alguns nomes inventados) em .XML. Minha intencao é tb na versao final de salvar em .xml, mas não estou fechado nisso e aberto a opnioes... :P

De novo muito obrigado por sua atencao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Ok, voce quer pegar os dados de um arquivo certo?

se for usar Dataset fica muito mais facil pegar os dados de 1 XML.

Dataset DT = new Dataset();

DT.Readxml("Caminho do arquivo") // nota: no C# não é aceito '\' para caminho coloque '\\' ou @ no começo do caminho.

string valor;
valor = Dt.Tables[0].Rows[0]("Nome campo dentro do xml").toString();
ex de arquivo xml:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?> 
- <Cadastro>
- <Pessoa1>
  <campo1>58</Campo1> 
  <campo2>teste</Campo2> 
  </Pessoa1>
</Cadastro>
com Dataset voce tambem pode usar o WriteXML, que ele ira escrever em XML os dados contidos no dataset. agora se voce quiser ler 1 arquivo TXT, ou XLS ou DOC sei la. ai vai depender muito do arquivo. por exemplo se for 1 txt voce tera de ler ele manualmente:
#import System.Io;


main ()
{
string[] teste = File.ReadAllLines ("caminho")
}
//pelo que lembro é isso.

para depois montar o arquivo no dataset e usar o Writexml.

qualquer duvida so postar vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Moonfall, isso eu já sabia, obrigado.

Por enquanto to trabalhando bem sem ter de me conectar a nada, e por enquanto minha pergunta original fica engavetada...

Mas to com outro problema: Fiz um query atraves de linq, mas não consigo fazer nada com ela...

Por exemplo:

var minhaRow = from mt in minhaTable
                         where mt.pagou == true
                         select mt;

Agora gostaria de colocar "minhaRow" em uma DataTable, ou DataGridView, tanto faz.

Acho que estou perdendo algum using ou referencia (já acresentei System.Data.DataSetExtensions).

não aparece o ".CopyToDataTable<>()" que deveria aparecer como esta em: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb396189.aspx

Obrigado.

Ps: Eu deveria ter aberto um novo tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Em relacao a duvida anterior (CopyToDataTable) pelo que entendi a Microsoft tirou esta possibilidade mas da pra fazer como escrito aqui: http://social.msdn.microsoft.com/Forums/en...99-ea20ef49f1c1 (entendi certo ou sim da pra fazer de algum jeito direto??)

Voltando a minha duvida (quase) original: Estou me adiantando nesse programa, já tenho a lista de nomes, minha pergunta e: como devo salvar o arquivo que e carregado e que compoe o DataSet do programa? XML? Excel (e usar o q e mostrado em http://www.macoratti.net/aspn_xls.htm)? Ou fazer de algum outro jeito (tlvz atraves de Serializacao (Serialization))?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...