Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Fotolito


Guest - EDUARDO -

Pergunta

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

O formato, que eu saiba, é o CMYK, mas o black no photoshop não é preto, e sim a superposição de todas as cores, que pode gerar problemas na impressão, uma vez que letras estreitas vão sair nos 4 fotolitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - eduardo -

na verdade trabalho com um tipo de "silk-screen" artezanal, para fazer uma cromia (tecnica em que se usa 4 cor cian amarelo magenta preto) eu tenho meu desenho colorido mas eu presiso do arquivo que contenha somente o azul , o amarelo e assim por diante de maneira que os arquivos devem estar alianhados entre si e pretos pois vou imprimir em uma transparencia, para revelar a tela!

....bom é mais ou menos isso que eu quero saber: como eu desmembro uma imagem colorida nas 4 cor da cromia e a possibilidade de configurar o tamanho das reticulas para ajutar com o nailon da minha tela.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

bom... vamos por partes...

1 - a imagem deve estar em CMYK - 8bits

2 - para impressão em impressora normal, você pode imprimir um canal de cada vez (abilitando a visualização somente dele na pallet de channel), neste caso, você pode definir o tamanho dos pontos brincando com a resolução de sua impressora.

3 - se a impressão for em RIP, no esquema fotolito, você primeiro precisa instalar o drive de uma impressora post script (converse com seu bureau pra ver qual ele recomenda). Depois gerar um arquivo PS utilizando esta impressora, onde vc "setará" as cores que quer de impressão, as marcas de corte e registro, o tamanho e lineatura dos pontos.

Para ver o resultado, você pode "destilar" este arquivo ps... utilizando o Acrobat Distiller, ele vai gerar um PDF para que você confira o resultado...

Ajudei? biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - eduardo -

Valeu! era exatamente isso que eu presisava pra ter mais duvidas! hahaha

Mas os toques me ajudaram bastante! hã como converter rgb para cmyk com variações minimas de cor , rola algum pluggin ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Valeu! era exatamente isso que eu presisava pra ter mais duvidas! hahaha

Mas os toques me ajudaram bastante! hã como converter rgb para cmyk com variações minimas de cor , rola algum pluggin ou algo assim?

Quanto você transforma uma imagem RGB em CMYK você muda totalmente o padrão de cores....

O RGB é utilizado essencialmente para visualização em tela ou saída em minilab.

Já o CMYK é o padrão para impressão em off-set e afins...

Indo pela básica de que no monitor você tem "brilho/luz", é impossível você ter um impresso com a mesma cor de um RGB...

Por sinal, nunca deh saída de filme fotolito de um arquivo RGB, além de demorar 500 vezes mais pra ripar, as cores ficam totalmente carregada, isso quando não sai um borrão preto.

Caso ainda tenha dúvidas, exalte-as para que possamos lhe ajudar.

rolleyes.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest - eduardo -

A minha indignação é o seguinte a um tempo atraz eu estava fazendo um panfleto p uma festa e o cara da grafica me pediu o arquivo em .psd e as cores separadas em layer ( tipo os objetos verdes e uma layer os azuis em outra...) e em rgb ,ele chamava isso de arquivo aberto. Pra mim foi bom pois em rgb as cores são mais vibrantes e tal... O impresso ficou perfeito as cores identicas a do meu monitor! Depois de um tempo eu tive que fazer outro impresso e essa grafica estava com um preço muitooo alto então resolvi mudar de grafica e foi assim que o inferno de rgb vs cmyk começou! O cara da primeira grafica não ensina o truque nem com reza e em nenhuma outra grafica aqui em ribeirão eu consegui imprimir determinadas cores (aquelas que parecem existir somente em rgb) e é isso o que me mata é que eu já vi alguém "imprimindo um arquivo em rgb com todas aquelas cores que se perdem em cmyk sem perca de nenhuma cor ou tonalidade era tudo igualzinho!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
A minha indignação é o seguinte a um tempo atraz eu estava fazendo um panfleto p uma festa e o cara da grafica me pediu o arquivo em .psd e as cores separadas em layer ( tipo os objetos verdes e uma layer os azuis em outra...) e em rgb ,ele chamava isso de arquivo aberto. Pra mim foi bom pois em rgb as cores são mais vibrantes e tal... O impresso ficou perfeito as cores identicas a do meu monitor! Depois de um tempo eu tive que fazer outro impresso e essa grafica estava com um preço muitooo alto então resolvi mudar de grafica e foi assim que o inferno de rgb vs cmyk começou! O cara da primeira grafica não ensina o truque nem com reza e em nenhuma outra grafica aqui em ribeirão eu consegui imprimir determinadas cores (aquelas que parecem existir somente em rgb) e é isso o que me mata é que eu já vi alguém "imprimindo um arquivo em rgb com todas aquelas cores que se perdem em cmyk sem perca de nenhuma cor ou tonalidade era tudo igualzinho!"

há muito tempo atrás participei de um seminário sobre fechamento de arquivos...

Como curiosidade, falaram sobre um dono de agência que era matemático até aí todo mundo deu risada... sei que, na compensação de cores de arquivos (onde você indica em qual cor carregar ou não na impressão), esse tal matemático conseguia dar saída em CMYK de cores cítricas... agora, como ele conseguiu isso, só deus e ele sabe...

Uma sugestão, seria você calibrar seu monitor a partir de algo já impresso em CMYK, assim você consegue cores mais próximas ao real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...