Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Instalando / Rodando Linux nos AmazonPC AMZ-A101


MLeandroJr!

Pergunta

Boa tarde, pessoal!

Eu possuía um notebook Compaq Presario 2500 que rodava Fedora 7 sem problemas, mas como a máquina estava começando a ficar ultrapassada acabei trocando-a por uma AmazonPC AMZ-A101, que veio com um AMD Sempon 3500+ e 1Gb de RAM, que eu acabei passando para 2Gb.

Preferi o AmazonPC porque ele tem 8 canais de áudio, e como eu gosto de ligar o note nos aparelhos de som e ouvir metal bem alto, pra mim seria perfeito.

Só que quando fui formatá-lo para instalar o Linux, eis minha surpresa:

O AMZ-A101 não rodava o Linux!

Percorri a internet em busca de alguma solução, mas sempre sem respostas.

Cheguei a ler em um fórum de pessoas que tinham comprado o mesmo equipamento e no manual vinha o absurdo aviso de que o mesmo era incompatível com o Linux!

O fato é que o Linux não bootava na máquina, e não importava o que eu fizesse, ele sempre parava em algum momento do boot.

Ouvi muitas baboseiras de muita gente sobre esse equipamento e o Linux, e ouvi coisas que até tinham fundamento, mas que foram testadas e não funcionaram ou eram muito inconvenientes de se fazer.

Me disseram que o problema era o ACPI, mas descobri que não já que o atributo ACPI=off não fazia efeito.

Tentei também o atributo noapic, e tentei redefinir a resolução já que o monitor dele é widescreen.

Chegaram a me dizer também que para ele trabalhar com o Linux, só fazendo a atualização da BIOS.

Por fim, sem desistir de minha empreitada e mesmo após 1 ano continuar pesquisando a fundo na internet, descobri um tópico no fórum do Debian explicando como fazer para instalar o Linux no AMZ-A101!

(A auto-correção do fórum quebra o link)

Então aqui vai pra vocês o que precisa ser feito:

 
Configurando a BIOS:A coisa é simples, a BIOS do AMZ-A101 (como outras) possui uma opção que chama USB Legacy Support.

O que ela faz?

A opção USB Legacy Support permite que a BIOS interaja com teclados USB, e em alguns casos, com o mouse também.

Essa opção é a nossa grande vilã, já que é ela que provoca a incompatibilidade com o Linux.

Para desabilitá-la basta entrar no SETUP da máquina (pra quem não sabe, para entrar no SETUP desse notebook o F2 deve ser pressionado enquanto ele está fazendo o teste / contando a memória), ir na aba ADVANCED e entrar no item INTEGRATED PERIPHERIALS.

Lá terá a opção USB Legacy Support, que estará habilitada (enabled) por padrão.

Basta dar um enter nela e desabilitá-la (passar para disabled).

Não se preocupe!

Desabilitando essa opção, o Linux continuará reconhecendo e configurando o teclado ou mouse USB que estiverem conectados.

Após feito isso, é só seguir um dos passos abaixo:

I- Dê um ESC para voltar à tela anterior, depois disso vá até o menu Exit.

Marque a opção Save Changes and Exit e pressione Enter

Confirme a saída na caixa que aparecer.

Ou

II- Pressione o F10, ele abrirá uma caixa de confirmação de saída, salvando os dados.

Confirme a saída nesta caixa.

Pronto, agora é só instalar o Linux na máquina, pois ele deverá bootar, instalar e rodar sem maiores problemas.

Considerações Finais:- A placa de rede sem fio (wireless) do AMZ-A101 é reconhecida como dispositivo USB, portanto antes de instalar a distribuição, vale a pena dar uma olhada nos fórums da mesma para ver se possuem suporte para essa placa.

- O HD do AMZ-A101 é Serial ATA, então o dispositivo estará em /dev/sdax, e não no /dev/hdax como nos HDs IDE comuns.

- É possível utilizar as teclas originais para aumentar / abaixar o volume do som do note, para isso as teclas de atalho devem ser configuradas no KMix e ele precisará estar rodando.

- Em alguns casos o cursor do mouse pode desaparecer, se isso ocorrer com freqüência é porque o módulo (driver) da placa gráfica está com alguma incompatibilidade. No site da nVidia existe um excelente módulo para o Linux, mas ele é proprietário (de código fechado).

Pode ser também instalado um driver de código-fonte aberto que está no repositótrio RPMFusion, e ele é tão bom quanto o original nVidia, e bem mais estável.

A vantagem também é que ele pode ser atualizado mais facilmente pelo yum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Guest --Henrique --

Meu amigo,

Muito bom esse seu post, simples e direto! Estava com esse problema também e era exatamente isso que você falou!

Parabéns pela persistência e acima de tudo por compartilhar com os outros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...