Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Duvida Com Imagens
Fórum Script Brasil > Programação & Desenvolvimento > Delphi, Kylix
shang shin
sad.gif Bom dia amigos. sou iniciante em delphi e gostaria de uma ajuda em como eu poderia carregar fotos de clientes em um formulario de cadastro! Não sei que componentes usar e nem como carregar os arquivos jpg do hd e colocar no campo do cadastro! sad.gif
Será que alguém poderia me ajudar? Obrigado e que Deus nos abençõe![b] smile.gif
Vivendo&Aprendendo
Olá amigão!

Vamos la passo a passo:
* Em 1º lugar crie um campo na tabela de clientes do tipo OBJETO OLE ou você poderá criar do tipo texto e guardar nele o caminho da foto, mas vamos ver com o primeiro campo.

* O componente a ser usado no form de clientes é o DBImage que está na paleta Data Controls é só adicionar ele no form e vincular as propriedades Data Source (esta recebe o DataSource referente ao cadastro do cliente) e o data field que receberá o campo foto da tabela.

* Adicione também um componente OpenPictureDialog no form que está na paleta DIALOGS.

* Adicione um botão qualquer em seu form, este será usado para localizar a foto.

* No evento OnClick deste botão coloque o seguinte código:
CODE

OpenPictureDialog.Execute;
  if OpenPictureDialog.FileName <> '' then
    ImgFoto.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog.Filename);

Está ai amigão eu utilizo desta maneira e funciona certinho.

OBS: utilizo banco access.

falou

Alexandre
Sving
tipo e como que eu ponho depois no db do access...
ela aparece mais aí tipo na hr da sql...
eu tenho que por minha variavel "foto"
de que tipo...
ole???
e é só manda a prorpia dbimage como campo de inserção que irá ser inserida??

Vivendo&Aprendendo
Olá

Você poderá utilizar o tipo OLE, mas ai via uma dica que acho muito importante neste caso de fotos e eu utilizo desta maneira, no lugar de salvar as fotos no banco de dados (o que significa que com o tempo o banco ficará enorme) você salva apenas o caminho da foto e ai no delphi é só localizar pelo caminho e mostrar a imagem. Ai na sua SQL ficará ainda mais fácil pois será apenas o campo testo que deverá ser passado.

Qualquer coisa esotu por aqui.

Alexandre
dan_visualdm
QUOTE(Vivendo&Aprendendo @ 25/10/2006 - 01:31) *
Olá

Você poderá utilizar o tipo OLE, mas ai via uma dica que acho muito importante neste caso de fotos e eu utilizo desta maneira, no lugar de salvar as fotos no banco de dados (o que significa que com o tempo o banco ficará enorme) você salva apenas o caminho da foto e ai no delphi é só localizar pelo caminho e mostrar a imagem. Ai na sua SQL ficará ainda mais fácil pois será apenas o campo testo que deverá ser passado.

Qualquer coisa esotu por aqui.

Alexandre

olá amigo...

preciso gravar fotos no meu BD ACCESS porém quero fazer igual você falo, gravar somente a extensão pois vao ser muitas fotos e o banco vai fica lotadao se gravar as fotos nele...

mas eu não manjo nadaaa nadaa dssa paradinha de fotos no delphi e tal..

você poderia dar uma força ai escrever uns passos do que tenho que fazer?

obrigado!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.