allanlf
30/09/2003 - 08:33
Olá pessoal, decidi acidionar esse tópico para que possamos postar dicas e truques, que posteriormente serviram para outras pessoas...
1º dica:
Já esperimentou, precionar a tecla Alt + as setas de direção....
Elas vam rolar a páginja de trabalho que você esta editando....
2º dica:
Para posicionar com exatidão um ponto na página, use as linhas de guia horizontal e vertical. Para colocá-las na página, basta arrastar o mouse da regua, horizontal ou vertical, para o ponto desejado na superfície de trabalho. De um duplo clique sobre a linha de guia para abrir a caixa de diálogo Opções. Nela, voce pode ajustar a posição de um ponto com precisão que vai ao miléssimo de milímetro. Para eliminar uma linha guia, clique nela e acione a tecla DEL ( ou clique com o botão direito e peca a opção excluir ).
Estou esperando mais dicas e embreve devo postar mais aqui...
até mais...Valeu galera.....
allanlf@ligbr.com.br
Eduardo
30/09/2003 - 09:13
Ai Allan beleza muito bacana essa sua atitude de ajudar a galera que quer apender e a aprimorar seus conhecimentos sobre o corel draw como eu não podia deixa de participar ai vai algumas dicas de atalhos para facilitar nossos trampos no corel
espero que essas dicas ajudem a todos...
Ctrl+...
A = selecionar tudo
C = copiar
D = duplicar
E = exportar
G = agrupar
I = importar
J = opções
K = quebrar
L = combine
N = novo gráfico
O = abrir
P = imprimir
Q = converter para curvas
R = repetir a última ação
S = salvar
T = formatar texto
U = desagrupar
V = colar
W = limpeza de tela
X = recortar
Y = alinhar pela grade
Z = desfazer
Pg Up = um objeto à frente
Pg Down = um objeto atrás
F2 = gerenciador de visualização
F4 = fechar gráfico
F11 = símbolos
Shift+...
Pg Up = avançar
Pg Down = recuar
F2 = zoom para objeto selecionado
F4 = zoom para página
F...
F1 = ajuda
F2 = ferr. lupa
F3 = diminuir zoom
F4 = zoom para todos
F5 = ferr. linha
F6 = ferr. retângulo
F7 = ferr. elipse
F8 = ferr. texto
F9 = tela cheia
F10 = ferr. edição de nós
F11 = degradê
F12 = caixa de linhas
Ctrl+Shift+...
T = editar texto
Z = refazer
Alt+...
F3 = Lentes
F4 = Fechar Corel
F12 = Alinhar a linha de base
qualquer duvida meu icq é 218939296 e-mail
laurito@pop.com.br
rimonattto
01/10/2003 - 00:22
É isso aí, e para mudar para a última ferramenta utilizada, ctrl+barra de espaço.
É muito importante deixar a barra de propriedades à vista porque, a cada ferramenta selecionada, ela muda com as propriedades da ferramenta para otimizar o serviço.
Se você quiser manipular um gráfico dentro de um grupo de gráficos (gráficos agrupados) é so clicar com o mouse + ctrl que você seleciona só o objeto a ser editado.
Tem mais:
ctrl+f7= envelope
ctrl+f2= gerenciador de exibição
ctrl+f4= fecha arquivo
ctrl+f5= gráfico e texto
ctrl+f6= envelope
ctrl+f9= contorno
alt+f7=posição
alt+f8=rotação
alt+f9=escala
alt+f10=tamanho
alt+f11=chama o visual basic
Com dois objetos selecionados:
r = alinha à direita
L = alinha à esquerda
t = alinha pelo topo
b = alinha pela base
p = coloca todos os objetos no centro da página
ctrl+g = agrupa
ctrl+u = desagrupa
ctrl+y = alinha pela grade
E para o corel e outros programas de texto:
alt+167 = º
alt+166 = ª
ctrl+alt+2=²
ctrl+alt+3=³
ctrl+alt+6=¼
ctrl+alt+7=½
ctrl+alt+r=®
ctrl+alt+c=©
E tem muitos outros. Falow....
esdras
01/10/2003 - 13:39
boa idéia galera... a minha contribuição vai ser pequena, mas espero que ajude...
1a) pressionando ctrl quando um objeto esta selecionado, permite uma movimentação mais precisa, se você selecionar e precionar ctrl quando movimentar na horizontal, a movimentação na horizontal não acontece... evitando assim aqueles movimentinhos q acabam "estragando" o q tinha sido feito...esse mesmo processo acontece quando movimentado na vertical tb
2a) a tecla shift pressionada ...permite q ao clicar sobre os objetos você vá os selecionado simultaneamente...um seleção múltipla...você tem vários objetos selecionados ao mesmo tempo sem precisar agrupar ou selecionar todos...para desfazer a seleção basta clicar novamente no objeto
valeu galera
www.esdrasrosa.com.br
andietbn
02/10/2003 - 09:05
Thanx people!!!!
Cabei faz 2 meses meu modulo de corel e ainda to meio capengando na area!!!!
Lazaro
03/10/2003 - 11:08
Bom vou colocar um simples. pode ser q todos conheçam, mas vou colocar assim mesmo.
selecione um objeto, pressione Ctrl e ainda com Ctrl pressionado click sobre uma das cores da barra de cores e mudarar o tom ao seu gosto, clicando várias vezes na cor que quiser.
Espero que tenha agradado.
Eduardo
03/10/2003 - 16:17
Isso ai galera altas dicas bacanas
laurito@pop.com.br icq 218939296
Meu Site
rimonattto
06/10/2003 - 00:15
QUOTE(Lazaro @ Oct 3 2003, 11:08 AM)
Bom vou colocar um simples. pode ser q todos conheçam, mas vou colocar assim mesmo.
selecione um objeto, pressione Ctrl e ainda com Ctrl pressionado click sobre uma das cores da barra de cores e mudarar o tom ao seu gosto, clicando várias vezes na cor que quiser.

e se clicar com o botão direito na barra de cores segurando o ctrl, você pode ter o controle das cores contorno tb.
Opa e ai rapaziada beleza
Bomsopra completar as dicas aqui vaimais uma
apertando a tecla de + no teclado numerico você faz copia do objeto selecionado.
Forte abraço a todos
Chicocão
23/10/2003 - 16:11
QUOTE(Lazaro @ Oct 3 2003, 11:08 AM)

Gostei da sua dica! eu sabia de um outro modo, segurando o mouse clicado na cor abre uma caixa com outros tom! com a sua dicas ficou mais facil.
Valeu!!
Chicocão
24/10/2003 - 08:04

Bom Dia!
Um efeito que eu uso muito é colocar um objeto dentro do outro. O 1º objeto fica fixo dentro do 2º objeto. Experimente para entender melhor!
Selecione um objeto e:
Vá em
efeitos-powerclip-adicionar em recipiente depois clique no recipiente.
Até mais
jls_666
24/10/2003 - 12:56
me deu uma quererdera de postar aqui... a dica é simples mas agiliza o trampo...
se você quiser duplicar um objeto como já foi dito aqui você seleciona o objeto e preciona ctrl+D... ou ainda preciona o botão de +... e t~em outra q eu acho a melhor...
você seleciona o objeto q deseja duplicar e arrasta até onde você quer q ele vá e antes de soltar o botão esquerdo do mouse você dá um clique com o botão direito, o teu objeto será duplicado...
falow!!!
Marcos Mendes
06/11/2003 - 17:39
AI amigos
vou dar minha colaboração também...
1- ctrl+seta p/ cima anda somente a metade do valor do deslocamento
ctrl+seta p/ baixo também
2- quando um objeto esta selecionado, se você quer duplicar mas sem mudar de local, aperte a tecla +. apenas tecle e solte, pois de manter pressionado ela vai duplicar muitas vezes.
Esse recurso é interssante pelo fato de não carregar a memória
MArcos Mendes
Robert#5-Jones
12/11/2003 - 15:52
Muito 10 essas dicas, não conhecia um monte ai valeu galera, tenho uma dicazinha também...
Para converter um objeto já pronto como o quadrado, poligono e estrela em curvas ou qualquer outro objeto em curvas é só apertar crtl+Q, e para adicionar algum nó no objeto desejado é só selecionar o objeto já convertido em curvas com a ferramenta forma(F10), escolha um ponto e aperte + do teclado de Numérico!!!!!! NOssa escrevi d+...
jls_666
12/11/2003 - 16:07
show roberta... porque você não secadastra no fórum???
allanlf
12/11/2003 - 16:10
É isso aí diabinho!!!
gostei da idéia,
SE CADASTRA Robert#5-Jones.
VAI SER O MAIOR PRAZER TER você COM A GENTE, E você SÓ TEM A GANHAR SE CADASTRANDO!!!!
Tunico
12/11/2003 - 23:46
1º- Como já postaram, quando você tem um objeto com uma cor, e você segurar a tecla CTRL, e precionar encima de outra cor o programa faz a mistura das cores fazendo com q o tom da cor mude.
2º- Quando se segura a tecla SHIFT e clica en cima da paleta de cores, aparece uma janelinha onde você pode digitar o nome ou referência da cor desejada, evitando q se precise abrir a paleta de propriedades de cores.
3º- Quando se presciona o ALT e clica na paleta de cores, aparece uma nova janela q mostra uma pequena quantidade de variações, da cor desejada, mais escuras ou mais claras.
4º- Quando se tem um objeto selecionado e se que centralisa-lo no centro da página, basta apenas apertar a tecla "P"
5º- Apertando a tecla "T" você alinha os objetos selecionados pelo topo
6º- Apertando a tecla "B" você alinha os objetos selecionados pela base
7º- Apertando a tecla "R" você alinha os objetos selecionados pela esquerda
8º- Apertando a tecla "L" você alinha os objetos selecionados pela direita
9º- Apertando a tecla "E" você alinha os objetos selecionados no centro Vertical
10º- Apertando a tecla "C" você alinha os objetos selecionados no centro Horizontal
tenho um grande conhecimento em CorelDRAW, se alguém precisar de um help, entra em contato, que dou uma mãozinha.
t+
Luiz
Robert#0-Sid Wilson
13/11/2003 - 12:35
Boa idéia amigo, Jls 666, mais é Robert não roberta.... Acho que vou me cadastrar...... E ai quero mais dicas meu povo!!!!!!!
Rob_g2*6(sic)6
13/11/2003 - 12:41
Me cadastrei!!!!!!!!!!!!!!!
allanlf
13/11/2003 - 12:57
Seja bem vindo!!!!!

Robert
jls_666
13/11/2003 - 13:11
QUOTE(Robert#0-Sid Wilson @ Nov 13 2003, 12:35 PM)
Boa idéia amigo, Jls 666, mais é Robert não roberta.... Acho que vou me cadastrar...... E ai quero mais dicas meu povo!!!!!!!

foi mal... acho q é a idade q tá me deixando assim, meio louco...
desculpa mesmo...
allanlf
13/11/2003 - 13:36
esquenta não galera!!!
isso acontece!!!
Mas vamos voltar a postar as dicas?
ed.vilabrasil
13/11/2003 - 15:08
E aí gente, sou novo pro aqui mas entendo um pouco de corel, e aí vai algumas dicas.
você pode personalizar comandos com o teclado para fazer atalhos que não existem no programa padrão. é só fazer o seguinte: menu ferramentas>opções. Apartir daí, você pode escolher o comando q você quer personalizar e fazê-lo na guia "tecla de atalho". Lembre -se de manter selecionada a opção "encontrar conflito", pois você pode estar usando atalhos já utilizados.
No meu computador, por exemplo, eu uso as teclas Q e W para exibir o rascunho e aprefeiçoado. é legal.
a segunda: Se você tem, por exemplo um cartão de visita de uma empresa com vários nomes, o q c faz? copia os objetos iguais com o superpoderoso "copiar colar?
Não precisa.
você pode usar a máscara principal para q todo objeto q se encontra nela, repita-se em toda página nova. é fácil: no menu ferramentas, escolha a opção gerenciador de objeto. no docker q se abre, clique com o direito na palavra página mestra (ou master page) e escolha a opção nova camada principal. Daí arraste os objetos pra esssa nova camada e voilá. Toda nova página chega já com este objeto. Dica: cuidado para não se perder. este recurso facilita a vida mas pra quem não está acostumado, fica um pouco embaralhado no início.
Ai galera. vejam bem c vocês quiserem fazer um quadrado q contorne toda a pagina do Corel basta vocês darem um duplo clique na ferramenta retangulo.
Fuiiiiiiii
Morgana LeFay
13/01/2004 - 09:06
| QUOTE |
me deu uma quererdera de postar aqui... a dica é simples mas agiliza o trampo... se vc quiser duplicar um objeto como já foi dito aqui vc seleciona o objeto e preciona ctrl+D... ou ainda preciona o botão de +... e t~em outra q eu acho a melhor... vc seleciona o objeto q deseja duplicar e arrasta até onde vc quer q ele vá e antes de soltar o botão esquerdo do mouse vc dá um clique com o botão direito, o teu objeto será duplicado... falow!!!
-------------------- JLSilva Design Xtreme dj's Management
|
Partindo da mesma dica.... se vc teclar a barra de espaço enquanto movimenta um objeto, o cursor funciona como um "carimbo"...
gostaria muito se posssivel vc me manda-se todas as teclas de atalho do corel draw
muito obrigado.
Deividy
03/02/2004 - 10:13
Cara como podemos te ajudar se nhem aumenos sabemos quem é vc?
æ galera se ninguém deu essas dicas, vale á pena conferir:
SHIFT+T = DISTRIBUI ACIMA
SHIFT+L = DISTRIBUI AS LATERAIS ESQUERDAS
SHIFT+R = DISTRIBUI AS LATERAIS DIREITAS
SHIFT+B = DISTRIBUI ABAIXO
SHIFT+E = DISTRIBUI AO CENTRO HORIZONTAL
SHIFT+P = DISTRIBUI O ESPAÇO HORIZONTAL
SHIFT+C = DISTRIBUI AO CENTRO VERTICAL
SHIFT+A = DISTRIBUI O ESPAÇO VERTICAL
E por aí vai....
Abs.
Luciene Cêh
Pessoal, talvez essa ainda ñ foi dita:
Quando quizer procurar uma cor (procurar pelo nome da cor), é só procurar logo acima da paleta de cores um quadradinho branco com mais dois pequenos quadradinhos dentro, clique nesta opção e vá em: >>Editar >> Localizar cor.
Quando você digitar o nome dar dentro da caixinha que irá aparecer e clicar em OK a seta do mouse ira se mover até a cor desejada.

Espero ter ajudado alguém. Valeu
Tenho uma outra dica mas não tenho certeza de que ela foi dita logo acima!
Quando vc qzer duplicar uma figura basta clicar com o botão direito do mouse e arrastar para o local desejado. Quando soutar escolha a opção, >> Copiar aqui.
e vc terá uma nova imagem.
Valeu, essa dica é muito simples mais vale apena ser lembrada. Certo?
Valeu espero ter ajudado alguém.
Quando vc quizer usar duas ferramentas sem precisar de ficar clicando nelas toda hora é só ler isso!!
Quando o Corel é aberto, vc inicia com a ferramenta seleção, depois é que vc usará outras ferramentas. A partir do momento que vc quizer a seleção novamente, se tem que clicar na ferramenta certo? Agora ficou mais fácil, siga o exemplo!!!
Ex: Quando vc estiver com a ferramenta retângulo e quer escolher a seleção sem precisar clicar nela, basta precionar o espaço. Quando quizer voutar para a ferramenta retângulo novamente basta precionar espaço novamente e assim por diante.
Outra coisinha:
1_Pegue a ferramenta elípse e desenhe;
2_Ainda com a elípse, clique e segure sobre o X na caixa delimitadora;
3_Ainda segurando o clique precione o espaço e arraste.
Resultado: Várias outras elípses iram aparecer.
Obs: Isso poderá ser feito com outras formas.
Tenho outra dica que é simples mais tem gente que ainda não aprendeu pelo fato dela ser tão simples!!!
Bom, quando vc tem várias figuras espalhadas pela área de trabalha do corel e quer selecioná-las, vc faz de que forma pra selecionar todas de uma vez?
Bom, isso não importa mais se quizer selecioná-las de uma vez só, basta dar um clique duplo na ferramenta SELEÇÃO.
Valeu, essa dica também é simples mais tem gente que ñ conhece e também e bom lembrar das coisas simples né?
Valeu, sempre que precisar, perguntem.
NightVision
04/04/2004 - 19:14
uma dica que talves seja velha pra vcs mais vou mandar assim mesmo:
Dica de tamanho do papel
Para ajustar rapidinho, as propriedades da página de trabalho, de um duplo clique na estreita area de sombra, a direita ou embaixo dos contornos da página. Esse comando abre a caixa opções no item página. Aí é facil trocar o tamanho ou mudar a orientação do papel de retrato para paisagem ou vice-versa.
Dica de teclado
Para rolar a página de trabalho no coreldraw, não adianta acionar as teclas de direção. Elas so funcionam sim, mais somente quando combinadas com a tecla ALT.
NightVision
04/04/2004 - 19:16
outra
agora O Comando Powerclip
O comando powerclip permite que o usuário posicione um ou mais objetos dentro de outro objeto.É um poderoso recurso para colocar bitmaps dentro de geometrias predefinidas.
Para utilizar o efeito powerclip :
selecione o objeto que vai servir de preechimento
clique no menu Efeitos
escolha a opção powerclip - colocar em recipiente
de um clique no objeto que vai receber o preechimento
obs: _Voce pode editar o objeto colocado no interior de outro acionando a opção editar conteúdo e, depois de finalizada a edição, retornar o efeito com a opção terminar a edição deste nivel.
obs: _Depois que voce coloca um objeto dentro de outro, ambos se transformam em um único objeto.Para desfazer a aplicação dese comando selecione o objeto resultante e logo a seguir ative a opção extrair conteúdo do comando powerclip no menu efeitos
obs: _Voce pode colocar mais de um elemento dentro de um único objeto, obtendo assim resultados visuais fantásticos
NightVision
04/04/2004 - 19:19
Efeito Alto Relevo
Alto Relevo - Um efeito com aparência de alto relevo pode ser reproduzido sobrepondo-se três imagens no Corel-Draw. Comece criando um retângulo com a cor de fundo desejado e um letreiro em texto artístico. Para melhores resultados, escolha uma fonte com letras pesadas ou formate o texto em negrito. Selecione o letreiro e pressione CTRL + D duas vezes para produzir cópias. Voçê deverá ter três objetos com o mesmo texto. Para eliminar as bordas das letras, selecione os objetos e clique com o botao direito no quadrinho que tem um X na palheta de cores. Arraste um dos objetos de texto para dentro do retângulo e altere sua cor de preenchimento para branco clicando com o botao esquerdo na palheta de cores. Mude as cores dos outros dois objetos de texto para preto e para a cor de fundo do retângulo, respectivamente. Arrastando com o mouse, posicione os três objetos um sobe o outro, deixando aquele que tem a cor de fundo do retângulo por cima, de modo que fique visível apenas uma fina borda dos demais.
NightVision
05/04/2004 - 14:05
nada melhor do que poder ajudar....se uma dica é bom....imagine uma aula gratis.....
galera...se eu estiver errado me digam por favor....como podem ver sou novato por qui.....
me deem um toque....
valeu....
Mbitwo
26/04/2004 - 10:54
Olá pessoal.
Acabei de cadrastar no fórum, mas já aproveitei várias informações nestas dicas.
Aqui vai uma:
Quando você está com um zoom e deseja posicionar-se em outro local, basta pressionar "N" que abrirá uma janela. Movimentando o mouse posicione-se onde deseja e clique com o botão esquerdo.
Valeu
johngrass
10/05/2004 - 11:20
putz, todas dicas q eu tinha na ponta da lingua (no dedo

) ja estão aqui postadas!!
Aquem aqui sabe mexer no capitura de imagem do Corel Capture?
jcustodio
26/07/2004 - 16:15
Mais uma então: para mover um objeto horizontal ou verticalmente, basta clicar no objeto e arrastá-lo para onde se quer com a tecla "ctrl" apertada.
OBS: você também pode "forçar" a direção do mouse e sair do eixo escolhido, se quiser.
blegous
28/07/2004 - 15:53
Para visualizar todos os itens colocados na area de trabalho do Corel e ir direto a parte desejada sem ter que usar as barras de rolagem, é só clicar e segurar no quadradinho branco que tem embaixo da barra de rolagem vertical e a direita da horizontal... fui!
Ae, é bem simples mas ajuda:
Para duplicar um objeto no corel, selecione ele e pressione "+"
Simples, mas ajuda....
allanlf
28/07/2004 - 18:24
| QUOTE (jntk @ Jul 28 2004, 05:36 PM) |
Ae, é bem simples mas ajuda: Para duplicar um objeto no corel, selecione ele e pressione "+" Simples, mas ajuda.... |
ou arrasteo e aperte a tecla espaço...
ricardo
16/12/2004 - 17:25
Uma outra dica:
Para fazer elipses perfeitas (circulos) é só segurar o ctrl enquanto usa a elipse. A mesma coisa vale para fazer o quadrado sem ter a necessidade de abrir aquela janela do tamanho das figuras.
Dicas já postadas que vou frisar:
**ctrl + Z = desfaz**
**salve freqüentemente**
**+ ou "ctrl + D" = Duplicar**
Por enquanto é só...
bavuso
16/12/2004 - 17:32
Se vc quiser copiar um objeto varias vezes com o mesmo espaçamento entre eles faça o seguinte:
1 - Clique e arraste o objeto até a posição desejada;
2 - Pressione CTRL + D.
Pronto seu objeto será duplicado na mesma direção e distancia como no primeiro passo.
OUTRA DICA:
POSICIONAMETO
Centralizar - Selecione 2 ou mais objetos e pressione C
Alinhar ao Topo - ... pressione T
Alinhar a direita - ... pressione R
Alinhar a esquerda - ... pressione L
Alinhar a base - ... pressione b
Alinhar ao centro da página - Selecione qualquer objeto (1 ou +) e pressione P
cazzado
12/04/2005 - 07:04
QUE NOSSO DIA SEJA DE SAÚDE, SUCESSOS E MARAVILHAS!!!!!!!
Não sei se vou conseguir explicar + vou tentar..
Tenho empresa de comunicação visual - Tenho Impressora de Adesivos, Lonas, Banners, personalização de veículos e etc... Esta Impressora é de Altissima Resolução até 2440 - para tal o Arquivo precisa tb. ser Otimo em Resolução.
Bom, vamos lá - Seria possivel vc. enviar Imagens que vc. ja fez ou coisa assim - por ex. vi um carro com fogo e um cavalo - ficou Otimo - só preciso do Arquivo direto em CDR ou Photoshop com alta Resolução.
Se vc. enviar o Arquivo pra mim - eu vou imprimir e enviar o Adesivo ou Banner para vc. via Correio como forma de reconhecer o seu serviço - Isto vale para todos os seus Amigos tb. tá? È só falar pra todos
Tenho ftp tb. - em meu site, onde pode enviar arquivo de até 99 mb - www.cazzado.com.br - do lado direito tem envio por FTP - login = BABOO - senha = baboo ( maiusculo e minusculo tá) tb. tem envio de e-mail por la -
Agradeço desde já a sua Colaboração.
Ah, diz pra todos seus amigos tá? Obrigado!!!
msn - carloscazzado@hotmail.com
Fique com Deus!!!
HeinRick
03/05/2005 - 23:06
Ae vai uma dica pra quem mexe com desenho para gráfica e tem problema qdo importam imagens em RGB...
Qdo importar uma imagem em CMYK do Photoshop pro Corel, ela mudará a tonalidade das cores... faça o seguinte, (sempre fasso assim e sempre deu certo) salve e importe a imagem do photoshop pro corel em RGB, de 2 cliques na imagem para que possa editar no CorelPhotopaint, aí converta para CMYK e salve... (o corel intende as cores do photopaint, e não a do photoshop) ela estará no Corel em CMYK e com as mesmas tonalidades do RGB do Photoshop só que será bem mais fiel com a impressão final, pois estará em CMYK (padrão de cores gráficas). t+
HeinRick
03/05/2005 - 23:14
mais uma dica mto interessante e que uso bastante!...
suponhamos q tenha feito um desenho com mtos objetos de varias cores.. mas naum gostou do verde e prefere laranja por exemplo, só que são mtos objetos e pra clicar um por um e mudar as cores com certeza dará mto trabalho... faça o seguinte:
vá em editar, localizar e substituir, substituir objetos, substituir cor,
onde está escrito "localizar" coloque verde e em "substituir por" coloque laranja, vá em "concluir" e "substituir tudo"... pronto, o corel fará a troca por vc!.. t+
HeinRick
03/05/2005 - 23:27
otas dica... simples mas mtoo usada
•qdo quiser aumentar ou diminuir o tamanho da fonte é só segurar o ctrl e clicar na tecla "8" do teclado numérico da direita do teclado para aumentar a fonte, e a tecla "2" para redusir.
•qdo quiser visualizar somente o objeto q está selecionado, clique shift+f2.
•para multiplicar um objeto mas colocando cada um em um lugar especifico, clique e arraste a figura com o mouse e qdo estiver no lugar desejado clique na barra de espaços (sem soltar o botão esquerdo do mouse), vá arrastando a figura e clicando a barra.. irá multiplicar esse objeto colocando cada um no lugar q escolher.
•para soldar uma imagem com a outra, clique alt+o+r+s (corel portugues), ou vá em organizar, formato, soldar, ou qulquer outra opção como aparar, intercesão.... claro q pra isso a figura precisa estar sobre a outra!
qualquer coisa mande email!.. t+
rimonattto
27/09/2005 - 00:10
Muito legais as dicas pessoal.... vá lá uma antiga, hehehe
"CTRL+SHIFT+S"= Salvar Como....
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.