plikts
23/07/2004 - 04:09
eu estava vendo q o tamanho máximo de um setor em um hd é de 512 bytes, eu queria saber se isso é só no windows??? e pq é de 512 bytes?? tem como aumentar???
obrigado!!!!!
Corposemalma
23/07/2004 - 09:15
Bom... se voce ta se referindo aos setores dos HDs, depende mesmo da construcao dele, agora se ta se referindo aos clusters da FAT, esse valor pode ser manipulado...
Ele tem os seguintes opcoes:
512b 1Kb 2Kb 4Kb 8Kb 16KB 32Kb 64Kb(Somente Windows Xp ou familia funciona com 64Kb)
plikts
24/07/2004 - 02:04
sim, eu estou a me referindo as tamanho de fábrica do SETOR, q é de 512 bytes, mas pq é esse número???
tem como muda-lo??
obrigado
Corposemalma
24/07/2004 - 21:08
Acho que nao...
Agora o porque desse tamanho deve ser mais ou menos esse:
Se fosse maior, arquivos com menos de 512bytes ocupariam mais que o realmente ocupam (o que aconte com os clusters tb). Por algum limite tecnologico esse valor nao eh menor (Talvez a perca de performance seja muito grande ao se criar discos com clusters menores)
Nêutron
25/07/2004 - 12:44
o fato eh q se vc cria clusters mto grandes, ocorre uma perda de espaço no HD... e a industria ainda naum conseguiu criar clusters menores doq isso, satisfatoriamente...
portanto, 512b eh o melhor a fazer... a não ser q vc tenha apenas files enormes... aí vale mais a pena fazer maiores cluters pq vc ganha na organização... mas nem eh tanto assim...
diraol
25/07/2004 - 13:05
só completando.........
satisfatoriamente seria com uma tecnologia que gere produtos a preços acessíveis aos usuários..........
Corposemalma
25/07/2004 - 14:44
| QUOTE (Estranho @ Jul 25 2004, 12:44 PM) |
o fato eh q se vc cria clusters mto grandes, ocorre uma perda de espaço no HD... e a industria ainda naum conseguiu criar clusters menores doq isso, satisfatoriamente...
portanto, 512b eh o melhor a fazer... a não ser q vc tenha apenas files enormes... aí vale mais a pena fazer maiores cluters pq vc ganha na organização... mas nem eh tanto assim... |
Na verdade não eh na organizacao, mas na performance...
Cluster grandes sao mais rapidos, mas tem mais perda de espaco com arquivos pequenos, enquanto clusters pequenos sao mais lentos e diminuem a perca de espaco
Nêutron
25/07/2004 - 15:00
bom, quanto melhor organizado, mais rápido...
aliás, reorganizar (pra aumentar a performance) é a tarefa de programas como o defrag
plikts
25/07/2004 - 22:34
oi!!!
desculpa!!!
mas eu estava querendo saber qual o motivo do SETOR e não de clusters(cluster é agrupamento de vários setores, e vc pode ter varios tamanhos de clusters) ter o tamanho de 512 BYTES???
pq foi escolhido 512 BYTES??
tem como mudar??
obrigado!!!!
OBS:não estava gritando com as letras grandes, só destacando!!!!
Nêutron
25/07/2004 - 23:21
ih, eu nem lembro mais oq eh um setor... hehehe...
plikts
31/07/2004 - 03:52
me ajudem por favor!!!!
pq o cluster tem o tamanho de 512 bytes???
isso é só para o windows ?
obrigado!!!!
Corposemalma
31/07/2004 - 11:14
O tamanho dos setores dos HDs, depende mesmo da construcao dele...
Deve ser alguma limitacao tecnoliga... Hds mais antigos tinha setores maiores...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.