boa noite amigo...
imagino que você está tendo dificuldades em ligar o bd ao delphi, devido que as vezes ele não tem driver nativo... no meu caso, utilizo sql server... ele já possui driver nativo no delphi, logo, é moleza...
quanto a copiar a tabela de um banco para outro, eu tenho aqui um utilitário que fiz para pegar dados de um bd de algum programa e passar para o meu... eu faço da seguinte forma:
crio 2 ADOConnection (utilizo componentes ADO)... um com meu banco e outro com o banco do cliente... ai, crio ADOQuery's com os dados da tabela do meu bd e outro(s) com dados da tabela do bd do meu cliente... a partir dai, eu pego e faço:
CODE
ADOQueryMeuBDCampo_Desejado1.AsString:= ADOQueryBDMeu_ClienteCampo_Desejado1.AsString;
ADOQueryMeuBDCampo_Desejado2.AsString:= ADOQueryBDMeu_ClienteCampo_Desejado2.AsString;
ou vice-versa... e por ai vai...
quanto ao firebird, imagino que o delphi não terá driver nativo, logo, terá que achar na net... eu não sei te dizer o link (faz tempo que baixei), mas tenho aqui um driver ODBC para o firebird... procure no google por
Firebird_ODBC_2.0.0.148_win32
que encontrará... ai você instala e no ADOConnection encontrará o firebird...
se isso tudo que lhe falei agora não for o que você solicitou, vai uma dica: para copiar uma tabela para outra (nova), não sei qual banco você utiliza, mas no sql server faço assim, mas imagino que a sintaxe não foge muito disso:
CODE
SELECT * INTO NomeNovaTabela FROM TabelaExistente WHERE 1=1
só para explicar: nessa sintaxe ele pega tudo (até a extrutura) da TabelaExistente e copia para a NomeNovaTabela...
WHERE 1=1
significa que além da estrutura, os dados também serão copiados... se colocar
WHERE 1=0
, copiará apenas a estrutura...
espero ter ajudado...