
Foto de prisioneiro de guerra do Iraque recebe prêmio
11h26 - 13/02/2004
Por Melanie Cheary
AMSTERDÃ, Holanda (Reuters) - A foto de um prisioneiro de guerra iraquiano, encapuzado e com o filho nos braços, os dois atrás de uma cerca de arame farpado, conquistou o prestigiado World Press Photo de 2003, informou a comissão julgadora na sexta-feira.
A imagem feita pelo fotógrafo francês Jean-Marc Bouju, que trabalhou para a agência de notícias Associated Press durante a guerra, venceu o concurso disputado por 63.093 fotos submetidas à 47a edição do prêmio por 4.176 fotógrafos de 124 países, afirmaram os organizadores.
A foto vencedora mostra pai e filho sentados no chão arenoso de um campo de prisioneiros de guerra das proximidades de Najaf, no sul do Iraque. O arame farpado cobre em parte o pai que consola o garoto.
O homem, vestido de branco, foi obrigado por soldados norte-americanos a usar um capuz preto de plástico, disseram os jurados.
As imagens da guerra contra o Iraque foram as mais frequentes na categoria foto jornalística. A Libéria, o Oriente Médio e o terremoto de Bam (Irã) também forneceram imagens fortes.
Os fotógrafos da Reuters Ahmed Jadallah e Jerry Lampen também receberam prêmios.
A foto de Jadallah de uma operação militar de Israel no campo de refugiados de Jabalaya (Faixa de Gaza) ficou em primeiro lugar na categoria Spot News Singles.
Lampen recebeu o prêmio de melhor imagem na categoria General News Singles, pela foto fantasmagórica de uma mulher velando seu marido na Faixa de Gaza.
A jurada Ruth Eichhorn, diretora de fotografia da GEO Germany, disse que o principal prêmio de 2003 foi conferido a Bouju por causa do apelo imagético e simbólico da foto do pai com seu filho.
"Ela mostra o sofrimento do povo em uma guerra muito complicada. Não importa quem seja o homem. Não importa quem o obrigou a usar o capuz. A imagem, com o arame farpado, é simbólica", afirmou Eichhorn.
Fonte: Uol
caso nao veja a foto
foto