Jhonas, desculpa, mas acho que você está fazendo tempestado em copo d'áqua,
quando voce usa parametro em uma SQL, ao clicar no botão salvar o seu DBgrid ficara vazio ( está correto ) pois na passagem do parametro o seu COD estará com um numero que não existe na tabela.
Não, o dbgrid não ficara vazio, exibirá todos os campos, menos o código, q é exatamente o foco da minha dúvida, eu quero q ao clicar em salvar, além dos outros campos, nome, endereco, etc..., o codigo tb seja exibido, sei lá, alguma propriedade do provider, enfim, mas já estou perdendo as esperanças.
Já imaginou um caso desse como mestre/detalhe, onde a tabela detalhe precisa do codigo da mestre para poder fazer a linkagem, ...
2 - para a pesquisa voce deve montar uma SQL sem parametros, mas que não traga todos os registros da tabela mas somente uma quantidade fixa ( Ex: 500 ) para não sobregarregar o trafego da rede
3 - Na pesquisa voce pode selecionar pelo campo que deseja pesquisar ( ex: NOME, ENDERECO, CODIGO, etc... ) por exemplo: voce traz para a tela de pesquisa somente 500 NOMES. Desses voce seleciona 1.
4 - Depois de selecionado o registro, voce pode usar uma outra SQL para trazer apenas este registro para a sua tela e editar os seus campos.
Com relação à pesquisa não tenho problemas, sei como faze-la para pegar o registro desejado.
Querer fazer as 2 coisas ao mesmo tempo não dá ( salvar e pesquisar usando a mesma SQL )
Não sei se o seu pensamento é diferente do meu, mas, acho q dá sim, mas, se e somente se, eu souber o codigo q foi gerado pelo banco, onde após o salvar, pegaria o codigo e repassaria como parametro para query;
Obrigado pela dedicação, espero continuarmos com o debate.