Citando o criador da distro Kurumin:
A função do sistema operacional passou a ser de um mero coadjuvante e a atração principal passou a ser o navegador, que se tornou a plataforma onde rodam os aplicativos.
Ele citou isso ao falar de usuários dekstops, e realmente é verdade dentro de um contexto geral se não tivéssemos principalmente técnicos e analistas tão preguiçosos em aprender novas tecnologias, sair daquilo que aprenderam na faculdade/curso e aplicarem as melhores tecnologias de acordo com o perfil de cada cliente em seu ambiente, as pessoas, usuários de desktops, usariam mais Linux do que Windows, e forçaria as aplicações locais para usuários comuns que ainda não foram substituidas pelo uso da internet a terem versões para Linux ou mesmo se preocuparem mais com compatibilidade com emulares. Os motivos, são muitos, o Kernel do Linux é melhor, é mais leve, é grátis....
Isso estamos falando de desktop's, publico que o Windows ganha de sobra por questões de costume e de algumas aplicações (de usuários) não terem versões para outros sistemas, eu mesmo sou usuário do Windows por puro e simples comodismo.
Só que a partir do momento que você passa a falar de um ambiente de servidor, um ambiente de servidor de aplicação e banco, como é o seu caso não tem nem como comparar Linux com Windows, Linux é bem melhor. Linux tem sua base melhor escrita, e todas as aplicações de servidores realmente sérias, exceto as da própria Microsoft tem versões para Linux que rodam melhor do que no Windows.
Em resumo:
Windows facilita a vida do usuário
Linux facilita a vida da sua aplicação, ainda mais se ela for web
1º - Eu devo Assinar um plano de hospedagem Linux ou Windows?
A menos que sua aplicação for .NET ou ASP, deve assinar um plano Linux
2º - Eu nunca mechi com linux. Se eu assinar linux, tem como e fazer tudo no meu site pelo meu pc que tem o windows? (Exemplo, acessar FTP, administrar o Site, e tals)
Melhor que no Windows, o que você usa do Windows nessa área a maior parte são copias ou aplicações originadas do Linux
3º - O windows pra hospedagem é tão ruim assim?
Se não for usar .NET, é ruim sim.
4º - Eu tenho um sistema de cadastro bem simples, com 50MB no mysql dá pra muitos usuários se cadastrarem?
Bom é so você fazer as contas:
8 bits = uma letra = 1 BYTE
Se voce limitar o cadastro de uma pessoa, incluindo todos os campos a 1024 bytes (1 KB) você poderia cadastrar 50 mil pessoas.
Você tem de fazer esse calculo na criação do seu banco, lembrando que cada tipo de dado (INT, CHAR, VARCHAR) ocupa um espaço diferente.
5º - A insite é boa mesmo?
Só uma vez na minha vida peguei um site de um cliente que estava lá.... não gostei
Eu particularmente não uso servidor brasileiro que não seja representante de um estrangeiro, exceto a Locaweb mesmo assim porque sou forçado.
Prós servidores americanos: Atendimento rápido; Pediu alguma coisa, com fundamento, eles fazem; Tem backup de tudo; Faz a restauração de dados sem fazer doce; é mais barato; está sempre atualizado.
Contras servidores americanos: Está geograficamente mais longe assim o ping vai demorar mais (em teoria); Você tem que no mínimo saber inglês técnico; Questões jurídicas.