Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Macrosubst
Fórum Script Brasil > Programação & Desenvolvimento > Delphi, Kylix
yoga
Eu programa em clipper a uns 5 anos e a 1 ano estou estudando delphi, mas ate hoje eu não achei macro-substituição no delphi.

Alguem sabe fazer isso.
Klinger
Eu também tenho esta dificuldade. Não consegui fazer macro substituição no Delphi. Para quem era programador clipper, essa rotina faz muito falta.
Graymalkin
Clipper é uma linguagem dinâmicamente compilada. Delphi já é estaticamente compilada. Ou seja, Clipper tem a habilidade de compilar e executar um código em tempo de execução. Aliás, recentemente apareceu um tópico no qual essa solução seria a mais viável: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=59018

Ah, e a despeito da pobre orientação a objetos, Clipper rulez! biggrin.gif

Abraços,

Graymalkin
Guest
Amigo, o que exatamente faz esse macrosubst?
Graymalkin
A macrosubstituição permite que você coloque um pedaço qualquer de código em uma string e execute-o. Por exemplo, em um programa assim (Clipper):

CODE
expressao = space(20)
@01,01 say "Digite uma expressao qualquer: " get expressao
read
? &expressao
inkey(0)

Você poderia digitar algo como "2+5+7+3+1" e isso seria desenvolvido na hora.

Outro exemplo é se você precisar obter o valor de um campo (do banco de dados), passando o nome do campo como uma string:

CODE
campo := "total"
? alias->&campo

Ou ainda, se você quiser executar uma função também partindo de seu nome e parâmetros como uma string:

CODE
codigo := "soma(2, 3)"
? &codigo
inkey(0)

function soma(n1, n2)
 return n1+n2

Sacou? wink.gif

Abraços,

Graymalkin
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.