QUOTE(pgregoreki @ 14/10/2008 - 11:12)

De que forma esta matriz servirá de fonte de dados: Voce inicializará a matriz no código utilizando valores aleatórios ou haverá uma tela de entrada de dados de onde você moverá os valores digitados para o vetor e, depois, deste para a tabela?
creio que esta seria a melhor forma já que sou iniciante nisto.
pgregoreki, não sei se você notou mas eu dei duas opções e fiquei sem saber sobre qual das duas você está falando.
Mas, qualquer que venha a ser a resposta, tem a questão que você põe lá no início:
"...estou tentando fazer uma tabela..."Este fazer uma tabela está meio vago. Voce poderia utilizar o aplicativo DataBase Desktop que acompanha o Delphi para criar a tabela.
segundo como faco uma funcao do tipo sair do programa?
porque eu já fiz uns par aqui por dialog tipo printdialog e balbla bla mas para sair não to conseguindo pensar em nada
se você fechar a janela principal do seu programa, automaticamente o aplicativo será encerrado.
O método a ser chamado no form principal é
Close.
Também há a opção de você invocar o método
Terminate do objeto
Application (
Application.Terminate).
Sugiro que leia algum material básico sobre Delphi - há muitos tutoriais e apostilas na net (e aqui no forum - veja lá em cima no link Apostilas Gratuitas). É bastante complicado tentar explicar tudo mastigadinho aqui. Falta espaço e tempo.

Abraços