Opa, tinha perdido esta parte do post.
QUOTE(--felipe -- @ 22/06/2007 - 11:19)

só para exemplificar: TTable, TQuery, TADOQuery, TIBQuery
são todos tipos de dataset você escolhe qual deseja usar de acordo com suas necessidades...
É isto mesmo, mas vamos utilizar o termo correto. Em se tratando de orientação de objetos, estamos falando de herança. Assim, o mais apropriado é dizer que: TTable, TQuery, TADOQuery, TIBQuery são classes descendentes de TDataSet, ou seja, que herdam todas as características de TDataSet e possivelmente acrescentam novas.
eu particulamente prefiro usar os componentes da paleta InterBase, e faço uma sugestão que você tambem use
pois se você precisar apenas visualizar a(s) tabela(s) do banco de dados é preciso criar uma TIBQuery
se você precisar editar, cadastrar, deletar, apenas crie um IBUpdateSQL, de 2 cliques, selecione os campos primarios na primeira janela, e na segunda selecione os campos modificaveis, e então clique em GenerateSQL.
não esqueça de relacionar as 2 tabelas atravez da propriedade UpdateSQL da TIBQuery.
Bom, esta não é uma boa recomendação (eu grifei no texto).
Os componentes da paleta InterBase (e já está claro no nome), dizem respeito a acesso a banco de dados InterBase e também pode ser utilizado para o FireBird (mas não recomendo).
De um modo geral, cada componente de acesso a banco de dados tem aplicação apenas a alguns tipos - não podem ser utilizados para qualquer um banco - e este é um caso.
Os componentes da paleta ADO, normalmente são utilizados para acesso ao MSAccess;
Eu, utilizo componentes MDO para aceso ao FireBird - e só serve para ele.
Os componentes da paleta Zeos (não vem com o Delphi), possibilitam acesso para: MySQL, PostgreSQL, Interbase, Firebird, MS SQL, Sybase, Oracle and SQLite (você seleciona que banco vai utilizar);
Captou?! Não dá para utilizá-lo para acessar Paradox, por exemplo.
Opinião minha: o importante é você saber com qual banco vai trabalhar para saber que componente utilizar. Quando você tem vários componentes que viabilizam acesso a um mesmo tipo de banco, então outros critérios podem ser utilizados:
- performance: um componente desenhado para determinado banco, provavelmente terá melhor desempenho do que um que é genérico;
- portabilidade: se você puder trocar de banco, não precisará trocar os componentes;
- etc.
Abraços