A desenvolvedora de jogos Electronic Arts confirmou recentemente que lançará mais um título baseado em uma Copa do Mundo de futebol. Agora, o jogo será sobre o evento que se passará no Brasil, em 2014.

Esse anúncio foi feito em meio à divulgação dos resultados da desenvolvedora no terceiro trimestre no ano a seus acionistas.

Nesse momento, a empresa declarou que tentará ampliar seus resultados, focando todo seu esforço nas grandes franquias e títulos que já existem no portfólio da empresa. Além disso, haverá foco total na finalização do desenvolvimento dos novos games das franquias famosas, são eles: Fifa World Cup, EA Sports UFC. The Sims 4, Dragon Age: Inquisition, conforme divulgado oficialmente por Andrew Wilson, presidente da companhia.

Nesse contexto, o primeiro título da EA sobre o mundial foi FIFA Road to World Cup 98 e o mais recente lançamento dessa série foi 2010 FIFA World Cup South Africa, que apresentava as seleções que estavam no mundial e ainda tinha como diferencial, poder permitir a seleções que não estiveram, de fato, na Copa, que pudessem participar de modo virtual. A Electronic Arts é detentora de direitos de elaboração de jogos sobre futebol oficiais há mais de 10 anos, desde o ano de 1997. Em geral, cada título da série é intercalado por um que se baseia na copa da UEFA, que apresenta intervalo de dois anos.

EA Sports Copa do Mundo

A expectativa para 2014 FIFA World Cup Brazil é que retrate, alem de seleções e jogos, os estádios que serão palco das disputas, por todo o país.  O último título da série a ser lançado no país foi o FIFA 14 – com narração do jornalista da Rede Globo Tiago Leifert e comentários do ex-jogador Caio Ribeiro, que também tem essa função nas transmissões do mesmo canal de TV. A presença de ambos deverá ser mantida, no novo game de futebol que se baseará na disputa que terá o Brasil como sede.

É importante ressaltar que o último UEFA Euro 2012 foi apresentado como uma expansão para o título FIFA 12, via download. Não se sabe se o novo título da World Cup irá pela mesma rota.

Não há qualquer informação oficial sobre as plataformas que irão receber o jogo da Copa do Mundo de 2014. A única certeza é a de que os aficionados por futebol e por games estão realmente muito ansiosos por essa nova opção que irá mobilizá-los em partidas, online, com adversários de todo o mundo, em campeonatos que durarão ainda por muito tempo.